Offline
A partir de hoje estaremos publicando uma vez por semana os artigos de Jackson César Buonocore, que é um sociólogo, psicanalista e escritor brasileiro, amplamente reconhecido
Por Tendência
Publicado em 13/01/2026 14:37 • Atualizado 13/01/2026 14:49
Jacson Buonocore

Jackson Buonocore

Sociólogo, psicanalista e escritor

buonocorejcb@gmail.com

A partir de hoje estaremos publicando uma vez por semana os artigos de Jackson César Buonocore, que é um sociólogo, psicanalista e escritor brasileiro, amplamente reconhecido por sua produção intelectual voltada para a psicologia, comportamento humano e análise social.

A ridicularização emocional 

Memes viralizaram de uma suposta visita do ator Brad Pitt em Erechim, envolvendo uma mulher que acreditou estar se relacionando virtualmente com o astro. Porém, alega que foi filmada sem autorização durante uma brincadeira sobre um encontro com o ator. 

É mais um caso que levantou questionamentos da exposição indevida na web, que impulsiona a ridicularização emocional para humilhar as pessoas por meio de postagens de fotos, mensagens e vídeos, em que elas são alvos de comentários depreciativos e sarcásticos.

A ridicularização online não é neutra, ela encontra um terreno fértil para disseminação de preconceito e ódio, causando às vítimas problemas de saúde mental e, em casos extremos, suicídios. 

Mas, antes disso, as pessoas podem ter sido enganadas por golpistas emocionais, os quais manipulam seus sentimentos para obter vantagens financeiras. Eles constroem uma personalidade com histórias comoventes, usando imagens atraentes e linguagem cativante para extorquir dinheiro das vítimas.

O nosso tempo de amor líquido reforça a culpa e o medo; assim, os canalhas se aproveitam da fragilidade emocional dos outros para dar golpes e posteriormente ridicularizá-los, tornando as redes sociais um palco para humilhação pública.

Portanto, temos que ajudar as vítimas a lidar com o cyberbullying sem destruir sua dignidade e autoestima. Além de reafirmar que a Internet não é terra sem lei, sendo que os crimes como calúnia, difamação, ameaças, fraudes e disseminação de ódio são passíveis de punição.

 Jackson Buonocore

 

 

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento