A peça aborda, de maneira lúdica e interativa, informações sobre o ciclo de vida do mosquito, as condições ideais para a sua proliferação e as ações que cada cidadão pode adotar para combater os criadouros. Também é feita distribuição de material impresso com dicas sobre o combate à dengue, principais sintomas e orientações sobre o que fazer em casos de suspeita da doença.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Imbé, Maria Elisa Menezes Silva, a escolha pelo teatro como ferramenta educativa tem como intuito capturar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, promover um aprendizado significativo e divertido.
"Quando ensinamos as crianças, estamos formando agentes de mudança dentro de casa e na comunidade. Elas aprendem, compartilham o que sabem e se tornam multiplicadoras dessas práticas tão importantes", destacou.
De forma paralela, a Vigilância Ambiental trabalha para atender denúncias e realizar visitas periódicas em possíveis pontos de procriação do mosquito. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (51) 3627-8288 ou pelo e-mail vigilanciaambiental@imbe.rs.gov.br. Outra maneira de formalizar a denúncia é procurar a Ouvidoria Municipal.
Confira o cronograma com as próximas apresentações:
22/11 (sexta-feira) – EMEF Tiradentes
25/11 (segunda-feira) – EMEF Olavo Bilac
26/11 (terça-feira) – EMEF Norberto Martinho Cardoso
27/11 (quarta-feira) – EMEF Rui Barbosa
28/11 (quinta-feira) – EMEF Profª Jusseni Euzébio de Oliveira
29/11 (sexta-feira) – EMEF Manoel Mendes
Fotos: Gustavo Pretto