Os trabalhos de reconstrução de cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, devastadas após o ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição com danos materiais, interrupção de serviços básicos e necessidade urgente de auxílio para a recuperação das áreas afetadas, foi tema de uma reunião de autoridades estaduais com prefeitos da região, na manhã desta segunda-feira (19), em Osório. Durante o encontro, liderado pelo vice-governador Gabriel Souza, o governo de Imbé anunciou o envio de um caminhão, uma máquina e um caminhonete para a cidade de Maquiné, uma das mais afetadas pela tragédia.
Acompanhado do vice-prefeito Régis Cacetinho e do secretário de Segurança Pública e Trânsito Vinícius Rebechi, o prefeito Ique Vedovato destacou que a medida deverá ser repetida por outras cidades da região, cada uma dentro das suas possibilidades, e reforçou a importância da união e da cooperação regional em momentos de adversidade.
Durante a tarde, o governo providenciou o envio à cidade vizinha de uma retroescavadeira, juntamente com seu operador, para a remoção de entulhos, desobstrução de vias e auxílio na reconstrução de infraestruturas danificadas pelo ciclone. O caminhão e a caminhonete, acompanhados de seus respectivos motoristas, facilitarão o transporte de suprimentos, materiais e demais recursos necessários para a reconstrução e assistência à população.
“Na prática o que funcionou, num primeiro momento, foi o apoio da comunidade. Não faltou solidariedade. E eu acho que, assim como somos exemplo de união para várias entidades representativas dos prefeitos de outras regiões, podemos ser exemplo para auxiliar esses municípios que precisam de ajuda de maneira emergencial”, disse o prefeito.
Ique também frisou que a prefeitura organizou dois pontos de coletas para roupas, comidas, materiais de limpeza e higiene e colchões para enviar às famílias das cidades mais afetadas pelo ciclone, com dois pontos de coleta instalados no Centro Referencial de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T).
“Perto do que algumas cidades estão vivendo, Imbé nem pode dizer que foi atingida pelo ciclone. É difícil ver prefeitos chorando, famílias inteiras devastadas. E, neste primeiro momento, essa é a forma que encontramos para colaborar com essa reconstrução”, finalizou.
A logística do envio foi dos equipamentos foi organizada pelos secretários de Obras e Viação, Caio Sant’ana, e de Transportes, Oldair Arceno. Os veículos ficarão à disposição do governo maquinense a partir desta terça-feira (20) até, num primeiro momento, o próximo sábado (24).
Fotos: Reginaldo Leal