Um grande mutirão de castração de cães e gatos, organizado pela Prefeitura de Imbé, atendeu 114 animais no último sábado (20). A ação, que focou em animais em situação de rua ou sob responsabilidade de famílias em situação de vulnerabilidade social, foi coordenada pelo Departamento de Proteção Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA).
Conforme a diretora do Depan, Giovana Ghidini, foram atendidos 11 caninos machos, 31 caninas fêmeas, 10 felinos machos e 62 felinas fêmeas. Os animais, castrados e microchipados em uma clínica parceira, foram atendidos com base nos cadastros já existentes na prefeitura, por ordem cronológica de inscrição, cadastros estes realizados diretamente no Depan desde o ano passado.
O número de cães e gatos que podem nascer de uma só fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso, alerta Giovana. Ela lembra que, com a castração, o número de animais sem ‘dono’ é reduzido. E destaca a importância de os tutores assumirem esta responsabilidade e se comprometerem a cuidar dos animais de forma consciente e responsável.
“O controle populacional por meio da castração é um dos métodos mais eficazes para evitar abandonos e maus-tratos, além de uma política pública para o bem-estar animal”, disse Giovana. “Hoje (no dia da ação) foram castrados 114 animais, sendo que somente de um acumulador foram 13 felinas fêmeas. Depois de quase 12 horas de trabalho, meta alcançada”, comemorou.
Mais informações sobre as atividades do Depan podem ser obtidas através do telefone (51) 3627-8556.
Fotos: Ivan de Andrade