A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), iniciou nessa segunda-feira (17) o processo de instalação do aplicativo para acesso ao botão de pânico nos telefones celulares dos professores e servidores de todas as escolas da rede municipal de educação, sejam elas públicas – incluindo as estaduais – ou privadas.
A tecnologia, anunciada na semana passada, é mais uma medida implantada pelo governo para coibir casos de violência nas escolas e agilizar o atendimento de casos onde seja necessário a intervenção dos agentes da Guarda Municipal de Imbé (GMI).
De acordo com o prefeito Ique Vedovato, o inspetor administrativo da Guarda Municipal de Imbé (GMI), Matheus Trindade, está passando nas escolas para realizar a instalação do programa e treinamento dos servidores. O próprio prefeito realizou uma simulação no sistema de pânico na manhã desta terça-feira (18) com a participação do titular da SEMUSP-T, Vinícius Rebechi, e do comandante da GMI, Rafael Moura.
“É um aplicativo de uso simples. Basta abri-lo e pressionar o botão por dois segundos. A Central de Operações da Guarda receberá o comunicado em tempo real com georeferenciamento para localizar o ponto da ocorrência e, imediatamente, deslocar uma viatura para auxiliar o agente que já está em atuação na escola”, explica Ique.
Vale lembrar que, desde a última semana, todas as escolas do município, públicas e particulares, contam com um agente de segurança em período integral.
Texto: Thaynara da Rosa
Fotos:Talis Ramon e Leandro Luz