A Prefeitura de Imbé, por meio do Departamento de Concessões e Permissões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está realizando a contagem das estruturas de quiosques que ainda permanecem na faixa de praia. O objetivo é cumprir o prazo para retirada total das estruturas, que é o final deste mês, 30 de abril.
Segundo Cléverton da Silva, diretor do DCP, das 44 autorizações de uso ativas na temporada 2023, 21 já foram retiradas, restando 23 ainda para sair. Alguns quiosqueiros ainda aguardam o feriado de Páscoa para atender os turistas na orla, o que acaba adiando a retirada das estruturas.
Este ano, a prefeitura elaborou um relatório mais preciso, identificando o dia em que cada estrutura chegou à areia e o dia em que foi retirada. Durante a vistoria realizada nesta semana, o departamento observou os locais de onde alguns pontos já saíram para verificar se os permissionários realizaram a limpeza da área e se as estruturas que ainda estão na faixa de praia sofreram algum dano devido à recente ressaca do mar.
“Geralmente, dois quiosques são retirados por dia da orla, um pela manhã e outro na parte da tarde, devido à cautela necessária na realização do trabalho. O DCP procura informar os titulares sobre os prazos a serem cumpridos, principalmente no que diz respeito ao encerramento da atividade dos quiosques móveis da faixa de praia”, explica Cléverton.
A previsão é que mais duas vistorias sejam realizadas até o final do mês de abril para garantir que todos os quiosques sejam retirados dentro do prazo estabelecido pela prefeitura.
Fotos: Ivan de Andrade