As esquinas de diversas ruas e avenidas de Imbé estão recebendo novas placas de identificação. A instalação é fruto de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a empresa Clik Designer, que implantará, em breve, um projeto-piloto que disponibilizará acessibilidade e até carregamento de aparelhos eletrônicos por meio de energia fotovoltaica em algumas das estruturas.
Ao todo serão 1,4 mil novos conjuntos de placas instaladas sem qualquer custo aos cofres públicos, muitas delas já instaladas ao longo dos últimos dias. Como contrapartida pela execução do serviço, a empresa parceira poderá explorar a comercialização de espaços de publicidade acima das placas que identificarão as ruas e avenidas da cidade.
“As empresas poderão fazer uso para fortalecer sua marca e referenciar sua localização nestes espaços, que também poderão servir para promoção de campanhas socioeducativas”, explica Newmar Campos, proprietário da empresa.
A parceria entre a empresa e a prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), também implantará um projeto-piloto que instalará 10 placas de identificação tecnológicas abastecidas por energia fotovoltaica, gerada a partir da alimentação de painéis que captam raios solares. Essas estruturas contarão com conexões padrão USB para carregamento de aparelhos eletrônicos.
Conforme o secretário Leandro Espíndola, todos os bairros que não têm placas ganharão estruturas novas. Algumas que já estão mais danificadas ou ilegíveis serão substituídas. E as placas solares serão colocadas nas principais vias da cidade, sendo as primeiras cinco num prazo de até 120 dias.
“Vamos definir, em conjunto, os locais onde as placas com esses painéis serão instaladas, mas a ideia é que façamos alguns testes e, na medida em que a experiência funcione, a gente consiga ampliar esse serviço para mais locais da cidade”, explica o titular da SMDE.
Outro ponto inovador das placas de identificação será a acessibilidade para deficientes visuais: algumas estruturas contarão com linguagem braile na parte inferior do equipamento. Além disso, algumas estruturas serão sinalizadas com sistema de LEDs, otimizando sua visualização à noite.
O projeto também prevê a utilização deste modelo de placas para realizar a emissão de sinal wi-fi gratuito e transmitir o sinal 5G, o que colocará o município de Imbé no pioneirismo na utilização desta tecnologia no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Fotos: Ivan de Andrade e Talis Ramon