O Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima terça (07) e quarta-feira (08), ações sobre conscientização e cuidados com piscinas desativadas sem tratamento, depósitos que acumulam água e se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. As atividades, que acontecem na Casa de Saúde da Beira-mar (Guarita 133), terão início a partir das 9h30 e também devem abordar os cuidados básicos que cada morador deve ter com o seu pátio.
“Sabemos que nesta época conseguimos encontrar um grande número de veranistas na praia e assim conversar com eles a respeito desses cuidados, buscando evitar que na baixa temporada não fique nada para trás sem o devido cuidado, como piscinas abandonadas”, explicou a coordenadora do Departamento, Halina Borba.
Ainda, de acordo com Halina, ações como essas são muito importantes, já que no último ano a primeira série de casos de dengue aconteceu em Imbé. “Estamos diariamente nas ruas do município realizando visitas domiciliares, informando e auxiliando nos cuidados diários que a população precisa ter”, complementou a coordenadora.
Entre os principais sintomas da dengue, estão a febre alta ou a sensação de febre persistente (entre dois e sete dias de duração) acompanhada de duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos, exantema, dor no corpo, dor de cabeça, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, cansaço extremo, petéquias pelo corpo, em caso de suspeita da doença procure o posto de atendimento 24h e informe ao médico.
Em caso de dúvidas sobre o assunto entre em contato pelo telefone (51) 3627-8288, já para denúncias de piscinas abandonadas, terrenos com acúmulo de lixo (com recipientes que possam ser criadouros de Aedes Aegypti) e acumuladores, realize uma Ouvidoria pelo telefone 3627-8283 ou 3627-8566.
Texto: Thaynara da Rosa