Na última quarta-feira (11), a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), deu início ao Projeto “Praia Acessível – Cadeira Anfíbia” no Balneário Mariluz. O projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação da Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH do Rio Grande do Sul (FADERS), tem como objetivo permitir o acesso à beira-mar às pessoas com deficiência.
O primeiro banho assistido em Mariluz foi o de Juca Castilhos, que utiliza cadeira de rodas há 16 anos, e sem poder chegar à beira-mar há seis anos. Ele estava acompanhado de sua esposa Ana Paula Castilhos, de servidores da Prefeitura e dos guarda-vidas capacitados. “Nós estamos muito felizes com esse projeto de acessibilidade, sabemos que há uma lei referente à acessibilidade, mas ainda encontramos muitas dificuldades, pois são poucos lugares que levam em consideração. O Projeto ‘Praia Acessível’ tornou a vinda dele à beira-mar possível”, destacou Ana Paula.
Os banhos assistidos do Projeto ocorrem no Centro e nos Balneários Mariluz e Santa Terezinha. Confira a programação:
– Centro, junto a Guarita Central: sextas-feiras e sábados, das 10h às 11h30
– Balneário Mariluz, junto a Avenida Mariluz: segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h30
– Balneário Santa Terezinha, junto a rua Edith de Lourdes: terças e quintas-feiras, a partir de 12 de janeiro das 10h às 11h30
TEXTO: Thaynara da Rosa