Os aromas ajudam a compor a atmosfera olfativa e dar personalidade: um cuidado a mais que valoriza (e muito) o espaço. De quebra, difusores e velas servem de decoração
O perfume da mãe, o cheiro do bolo da avó, da casa da madrinha, da escola, de uma loja… Os aromas provocam sensações, tanto de relaxamento quanto de estímulo, trazem à tona lembranças, criam e marcam experiências memoráveis, mesmo no dia a dia. Na onda da aromaterapia, o mercado tem apresentado vários itens para deixar o lar cheiroso e agradável. Sprays, águas perfumadas, velas aromáticas, difusores para todos os gostos e até incensos, mais artesanais, vêm aparecendo como forma de complementar os ambientes.
"Interagimos com o mundo tão logo nascemos e, desde então, nos conectamos com os aromas", afirma Cláudia Mohn, proprietária da Cerrado Chic (@cerradochic), que vende objetos decorativos. Ela explica que, ao inalar um aroma, ele alcança o sistema límbico, responsável pelas emoções do cérebro. Por isso, tem tanto poder sobre o que sentimos. E quem não se sente bem circulando por um espaço perfumado? "Na loja, testamos um cheirinho diferente a cada dia. Uma fragrância que, claro, case com a proposta do negócio. E é algo muito convidativo, nunca passa despercebido pelos clientes", conta.
Giovanna Fischborn