Offline
Astrônomo brasileiro participa de nova descoberta sobre estrelas
Publicado em 29/03/2022 19:53
ciência

As imagens feitas por Maicon Germiniani indicam um momento jamais fotografado antes da evolução de estrelas

Uma nova classe de nebulosas planetárias — nuvem interestelar de poeira, composta por hidrogênio, hélio e gases ionizados — foi descoberta por um grupo de astrônomos de várias nacionalidades, entre eles um brasileiro, que foi quem conseguiu fazer uma fotografia da nova nebulosa.

Em 2019, Maicon Germiniani, 38, foi convidado por Marcel Dreschler, astrofotógrafo alemão que já descobriu diversas nebulosas planetárias, para fotografar um novo objeto, que a princípio, poderia ser uma nova nebulosa planetária, objeto muito comum de ser encontrado por amadores.

Marcel estava em busca de uma nebulosa planetária em torno da estrela YY Hya, na Constelação da Hidra. Assim, Maicon foi convidado para fazer imagens para confirmar a natureza do objeto.

Analisando imagens de 22 horas daquela área no céu, Maicon chegou a uma descoberta revolucionária para a astronomia. O "objeto" fotografado não era uma nebulosa planetária como os astrônomos esperavam, por apresentar características diferentes.

As nebulosas planetárias são nuvens interestelares de poeira, composta por hidrogênio, hélio e gases ionizados, que são expulsas de estrelas na fase final da vida delas.

 

 

CG
Camilla Germano
Comentários