Segundo líderes, as reuniões no mesmo dia vão mostrar uma união entre América do Norte e Europa "neste momento crítico"
Nesta terça-feira (15/3), autoridades dos Estados Unidos confirmaram a presença do presidente Joe Biden em uma reunião de emergência dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na próxima semana, no dia 24
A pauta do encontro, como nas últimas reuniões, será para debater o combate da Rússia na Ucrânia que completou 20 dias nesta terça.
A cúpula extraordinária coincide com o encontro de líderes da União Europeia (UE) que também ocorrerá em Bruxelas, capital da Bélgica e segundo o secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, mostrará que "neste momento crítico, a América do Norte e a Europa devem continuar unidos" na aliança militar.
Para os EUA, a presença de Joe Biden no encontro servirá para reafirmar o "forte compromisso" dos Estados Unidos com seus aliados.
Biden também foi confirmado na reunião de líderes dos países da UE pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Segundo ele, os representantes europeus vão discutir o apoio à Ucrânia e ao povo ucraniano, além do fortalecimento da cooperação transatlântica, em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia.
No Twitter, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, disse que uma ação transatlântica coordenada "é mais importante do que nunca"
Camilla Germano