Na tevê russa, uma manifestante anti-guerra invadiu o palco de um dos programas de notícias mais assistidos para criticar o conflito entre Rússia e Ucrânia. A mulher russa apareceu, ao vivo, durante o noticiário da TV Estatal.
A manifestante segurava um cartaz escrito "Parem a guerra e não acreditem na propaganda. Aqui eles contam mentiras. Russos contra a guerra. Não acredite na propaganda. Você está sendo enganado". O trecho da invasão foi divulgado por Max Seddon, chefe da sucursal em Moscou do jornal Financial Times. Veja:
A mulher, chamada Marina Ovsyannikova, é filha de ucraniano. Ela também trabalha na TV Estatal da Rússia, Canal Um. Em vídeo prévio, a russa explicou o ato planejado — que foi colocado em prática durante o "ao vivo" do jornal. A mulher reforça que a guerra não tem sentido e que não concorda com o argumento do governo russo.
Ovsyannikova também mobilizou outras pessoas a se manifestarem contra a guerra. A manifestante foi encaminhada a uma delegacia de Moscou e presa pelo crime de "desacreditar das Forças Armadas". A pena chega a até 15 anos.
A TV Estatal russa Canal Um é a que mais tem audiência no país e leva ao público informações favoráveis ao Putin e às atitudes do governo russo. A emissora tem área mais ampla de recepção no país.
Karolini Bandeira