Offline
Mais de 120 mil ucranianos fugiram do país, diz ONU
Guerra
Publicado em 26/02/2022

Enquanto as forças russas lançam ataques contra cidades ucranianas, famílias temerosas lotavam as fronteiras da União Europeia na esperança de entrar na Polônia, Eslováquia, Romênia e Hungria nos últimos diasA vice-alta comissária das Nações Unidas para os Refugiados, Kelly Clements, disse à CNN que até 4 milhões de pessoas podem tentar cruzar as fronteiras enquanto a crise na Ucrânia continua.

Na manhã deste sábado (26), da capital suíça, Genebra, Clements disse à CNN que as pessoas estavam tendo que tomar “decisões de vida ou morte”, com 850 mil pessoas deslocadas internamente enquanto mais de 120 mil pessoas fugiram da Ucrânia.

“Tivemos uma crise humanitária no país nos últimos oito anos e ela se tornou muito pior. Além desses, 850 mil deslocados internos principalmente no leste, sabemos que mais de 100 mil pessoas já estão em movimento.”

Clements disse que havia filas em vários postos de fronteira e muitos ucranianos estavam monitorando a situação. Ela acrescentou que “muitos mais” seguiriam o “grande número” de refugiados que já cruzaram para a vizinha Moldávia.

“Agora vemos mais de 120 mil pessoas que foram para todos os países vizinhos. E devo dizer que a recepção que eles estão tendo das comunidades locais, das autoridades locais, é tremenda”, disse Clements.

Fone cnn  

Comentários