Para ampliar o acesso à primeira dose da vacina contra a Covid-19, Imbé iniciou nesta segunda-feira (21) a imunização da população em geral a partir dos 55 anos. Integrantes dos grupos prioritários anteriormente abertos também poderão buscar a vacina em uma das quatro salas de vacinação abertas de segunda a sexta, somente no turno da manhã, para aplicação da dose inicial ou da dose de reforço.
Para garantir a vacina, além de estar enquadrado nos critérios de faixa etária ou presença nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização, é preciso estar cadastrado no Vacinômetro, através do site vacina.imbe.rs.gov.br. Nos pontos de vacinação dos ESFs Mariluz, Santa Terezinha e Nova Nordeste, além da sala do Centro, localizada ao lado do antigo Posto de Saúde 24 Horas, também haverá atendimento para dose 2 da Coronavac a partir desta terça (22).
Imbé vem avançando na cobertura vacinal de primeira e segunda doses, tanto para os grupos prioritários quanto para a população em geral. No sábado (19), 1.428 pessoas foram imunizadas com a segunda dose da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Brasil através do Instituto Butantan, em ação realizada no Ginásio de Esportes do Centro. Nesta segunda uma nova edição do mutirão acontece no mesmo local, das 9h às 17h (sem fechar ao meio-dia). Ao contrário do sábado, nesta segunda não haverá vacinação no modo drive thru, e para garantir a dose de reforço é necessário levar documento de identidade com foto e, se possível, o cartão de vacinação.
A redução gradativa da faixa etária a ser contemplada com a primeira dose, conforme o prefeito Ique Vedovato, dependerá da chegada de novas remessas. “Sempre disse, e torno a repetir, que temos equipes capacitadas e prontas para distribuir vacina para toda a população. Foi assim no mutirão que promovemos no sábado e será assim ao longo dos próximos dias. Mas ficamos na dependência dos governos estadual e federal para que essas doses cheguem com a maior rapidez possível para ampliar nossos índices de vacinação da população”, explica Ique. “A melhor ferramenta que temos para encerrar esta pandemia é a vacina no braço. Não estamos medindo esforços para brigar pelas vacinas”, complementa o prefeito.
Confira as unidades que terão dose 1 da vacina para pessoas a partir de 55 anos nesta segunda e dose 2 da Coronavac a partir de terça, sempre na parte da manhã:
ESF MARILUZ: Rua Vereador Edegar Bobsin de Oliveira, entre as ruas Viamão e Osório Ramos Correa - Balneário Mariluz
ESF SANTA TEREZINHA: Rua 3 de Outubro, n° 65 - Balneário Santa Terezinha
ESF NOVA NORDESTE: Rua Maria Clara Machado, n° 175 - Bairro Nova Nordeste
SALA DE VACINAS DO CENTRO: Rua Araranguá, n° 512 (ao lado do antigo Posto de Saúde 24 Horas) - Centro