Chegaram ao Estado, às 9h50 desta sexta-feira (18/6), 110.200 doses de Coronavac. Esse novo lote enviado pelo Ministério da Saúde deverá ser utilizado exclusivamente para completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose. A Secretaria da Saúde (SES) fará a entrega às coordenadorias regionais de saúde (CRS) ainda na tarde desta sexta (18), juntamente com o carregamento de 141.570 doses da Pfizer que chegou ao aeroporto de Porto Alegre no início da madrugada, à 0h19.
“Os municípios estão mobilizados para aplicar as doses de Coronavac assim que as receberem. Este final de semana será de muitas atividades para atender quem está esperando a dose 2 e podermos concluir esta etapa da vacinação. Estamos felizes em resolver o problema que foi gerado em consequência da descontinuidade da produção das vacinas por parte do Butantan”, explicou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos.
Serão distribuídas 111.460 doses de Coronavac, número de segundas doses em atraso no Estado calculado pela SES. A análise da secretaria levou em consideração os dados informados pelos municípios às coordenadorias e números de segundas doses faltantes não registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
"Comparamos e cruzamos dados dos municípios e do sistema oficial. Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas. Iremos distribuir vacinas Coronavac a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes, e pedimos que, caso haja excedente, não seja aplicado como primeira dose, o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio", disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
As doses da farmacêutica Pfizer servirão para prosseguir na vacinação da população em geral, por idade, trabalhadores da educação superior e gestantes e puérperas sem comorbidades.
Distribuição
Na tarde desta sexta (18), a partir das 14h30, estarão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, as vacinas destinadas às seguintes coordenadorias: 1ª CRS (Porto Alegre), 5ª (Caxias do Sul), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório), além das destinadas ao município de Porto Alegre (retiradas pela Secretaria Municipal de Saúde).
Por via aérea, serão entregues por um helicóptero da Polícia Civil as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete), em Santa Maria; e um avião da Brigada Militar, que levará as cargas da 6ª CRS (Passo Fundo) e 11ª (Erechim), em Erechim; da 2ª (Frederico Westphalen) e da 15ª (Palmeira das Missões), em Palmeira das Missões; da 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo; da 7ª (Bagé), em Bagé; e da 3ª (Pelotas), em Pelotas.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.