Nos últimos dias foi realizada em Imbé a Semana do Meio Ambiente, que contou com um cronograma repleto de atividades, incluindo lives e também trabalhos com os alunos das escolas municipais. A programação foi organizada pela Eco Imbé, juntamente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Uma das atividades realizadas foi o plantio de árvores frutíferas, com os alunos da Escola de Educação Infantil Vó Rosa. “Devemos espalhar o conhecimento sobre como cuidar e preservar a natureza, para formarmos cidadãos mais preocupados e conscientes acerca da temática”, comentou a secretária da SMEC, Ruth Ruschel.
Na EMEF Norberto Martinho Cardoso, os professores abordaram seus conteúdos através de uma história, “A Quarta-feira de Jonas”, um livro que trata a consciência ecológica, amor à natureza e de como somos responsáveis pelo equilíbrio ambiental, com os alunos dos 2° anos. Já a EMEF Tiradentes trabalhou com os anos finais, reutilizando o filtro de café.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último sábado (05), o assessor executivo do Gabinete do Prefeito e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Lino Moura, juntamente do presidente da Associação de Turismo do Litoral Norte (ATLNorte), Flávio Holmer, participaram de um debate falando de preservação ambiental e de horta escolar no Centro de Apoio Pedagógico da Educação Básica Prof.ª Sonia Bauer.
O coordenador da Eco Imbé e embaixador do instituto Limpa Brasil, Cleverton da Silva, destacou as lives que aconteceram no perfil do Instagram da Eco Imbé. “O projeto teve o tema Águas de Imbé. Abordamos, entre outros assuntos, os projetos Botos da Barra e Todos Pela Lagoa Viva, além do Oceano, realizado pela iniciativa Ecosurf. Além disso, houve uma aula de yoga com posições dos animais marinhos, um seminário sobre a formação da planície costeira e indicações de documentários com temáticas ecológicas”, disse Cleverton.
De acordo com a secretária da SEMMAPA, Nélida Pereira, finalizando a semana houve uma mobilização para a limpeza de resíduos no recuo da Ponte Giuseppe Garibaldi. “Sabemos do nosso dever e compromisso com as questões ambientais, por isso ressalto a importância de realizarmos ações como esta e de disponibilizarmos materiais didáticos focados na educação ambiental”, relatou a secretária.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé
|