O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (9/6), o Avançar: Ações e Investimentos do Governo Gaúcho, programa transversal que passa a envolver as iniciativas com as quais o governo do Rio Grande do Sul pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Resultado de um ambicioso programa de reformas estruturais, construído a partir de diálogo com a sociedade, o Avançar irá organizar as principais entregas da gestão 2019-2022, tendo como fundamento os principais resultados alcançados pela atual administração.
“É com muita alegria que apresentamos o Avançar, que reunirá, de forma estratégica, os projetos do governo do RS para o desenvolvimento, a melhoria da capacidade de vida e a sustentabilidade. Só conseguimos fazer isso quando conseguimos ter tempo e espaço para focar o desenvolvimento, sem ser premido pela necessidade de pagar as contas do mês, pelas pressões de pagar fornecedores, prestadores de serviço e os próprios funcionários públicos. Com as contas em ordem, o Estado começa a ter mais fôlego e energia para o planejamento, de forma estruturada. Apresentamos hoje aquilo que consideramos um marco, a partir do qual começamos a escrever nossa história de forma diferente. O RS passa a ser mais conhecido pelas soluções do que pelos problemas. Essa é a agenda que é capaz de nos inserir definitivamente no cenário nacional como um Estado que não se resigna aos seus problemas”, disse o governador Eduardo Leite.
Veja a transmissão na íntegra do lançamento, que ocorreu em formato híbrido.
Três eixos compõem a iniciativa: Avançar com Sustentabilidade, Avançar para as Pessoas e Avançar no Crescimento. O Avançar com Sustentabilidade engloba projetos nas áreas ambiental, de tecnologia e de inovação. O Avançar para as Pessoas reúne ações com foco na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança e cultura. O terceiro eixo, o Avançar no Crescimento, trata de apoio à atividade econômica, desonerações fiscais, logística e mobilidade.
“O Estado conseguiu enfrentar o tema da despesa, e estamos fazendo a lição de casa do lado da receita. Porque é dessa ação, que enfrenta despesa e também trabalha pela frente da receita, que o Estado se equilibra, e com as privatizações, além de modernizar os serviços, porque vamos ter melhor prestação de serviços, sem dúvida nenhuma, na distribuição de gás, de energia elétrica e de saneamento, se assim for decidido pela Assembleia Legislativa. Assim, temos um duplo benefício: os serviços melhoram, pela prestação de serviços pela iniciativa privada com maior eficiência, e de outro lado, a receita obtida pelo Estado, quando as despesas estão sob controle, podem virar investimentos. E esses investimentos são estratégicos porque vão gerar melhores condições de escoamento de safra, mais segurança para população, menos acidentes, mais fácil acesso à saúde educação, além de geração de emprego e renda. Agradeço, mais uma vez, pela parceria dos nossos deputados, que enfrentaram temas difíceis, mas que nos trouxeram até aqui”, afirmou o governador.
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Dois planos que fazem parte do Avançar no Crescimento foram apresentados à sociedade gaúcha nesta quarta (9): o Plano de Obras e o Plano de Concessões de Rodovias.
O primeiro plano apresentado foi o Plano de Concessão de Rodovias, no qual irá conceder 1.131 quilômetros de estradas, permitindo investimento de R$ 10,6 bilhões em 30 anos, dos quais R$ 3,9 bilhões já nos primeiros cinco anos. A consulta pública começará em 18 de junho, por 30 dias, e o leilão será realizado até dezembro.
Em seguida, Leite apresentou o Plano de Obras com recursos próprios, com investimento público e histórico de R$ 1,29 bilhão em diversos municípios gaúchos.
"Agora poderemos avançar ainda mais para levar às comunidades do interior estradas melhores, proporcionando progresso e desenvolvimento", afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. "Essas obras vão incentivar a agricultura, atrair empresas, aproximar pessoas e, claro, gerar empregos. É a roda da economia girando no caminho da prosperidade", concluiu.
Ambos terão forte impacto na mobilidade, atualizando o Rio Grande do Sul com uma lógica de investimento em infraestrutura consagrada no Brasil e em outros Estados, que concilia recursos públicos e privados.
“O Avançar é o resultado de muito diálogo, e só é possível porque atuamos principalmente em duas frentes: reformas para dentro da máquina pública, que reduziram nossa despesa, e avanço no processo de privatizações, que abriram espaço para a entrada de investimentos privados”, destacou Leite.
Apenas em 2020, houve uma redução de R$ 673 milhões na despesa com pessoal (R$ 3 bilhões até o final de 2022) e uma expressiva redução do déficit previdenciário (R$ 2,1 bilhões anuais).
De outro, o processo da privatização ganhou velocidade, com o leilão da CEEE-D, o que abriu o caminho para um ciclo de investimentos privados em infraestrutura e gerou um ganho de caixa que poderá ser aplicado em obras fundamentais ao desenvolvimento do Estado.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Gabriel Souza destacou a característica de evolução do governo atual. “Estamos entregando aqui a importância de uma continuidade de uma agenda. Uma agenda baseada em equilíbrio fiscal, rediscussão do tamanho do Estado, e também a modernização da máquina pública por meio das reformas. Isso é algo que entrega resultados à população, que vão mudar a vida dos gaúchos e gaúchas, como é o caso desse investimento sem precedentes nas rodovias do RS”, enfatizou.
O evento contou com a participação de secretários de Estado e deputados estaduais e federais.
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Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom
Plano de obras prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária
Intervenções começam a ser feitas ainda em 2021 e preveem conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais
Publicação:
Lançado nesta quarta-feira (9/6), no Palácio Piratini, o programa transversal Avançar, cujo intuito é acelerar realizações e deixar um legado, está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.
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Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Um deles consiste no extenso Plano de Obras, todas feitas com recursos públicos, no total de R$ 1,3 bilhão, um dos maiores investimentos da história do Rio Grande do Sul na área. O outro é o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.
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O plano de obras, apresentado na tarde desta quarta (9) pelo governador Eduardo Leite, prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, na elaboração de 39 projetos executivos, na quitação de recursos necessários para conclusão de obras contratadas via 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e na conservação e recuperação de rodovias. As obras serão realizadas nas nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
"Não conseguimos fazer concessões em todo Estado. Em algumas regiões, é preciso fazer investimentos estaduais. A capacidade de investimentos que o RS obteve, com apoio da Assembleia Legislativa, devido às reformas administrativa e previdenciária e no processo de privatizações, vai viabilizar a aplicação desses recursos nessas obras”, destacou o governador Leite.
Mais do que um investimento em infraestrutura viária, o plano de obras pretende ampliar a capacidade de desenvolvimento econômico do Estado. Com melhores rodovias, é possível transportar cargas com mais segurança, além de possibilitar uma qualidade de vida melhor aos moradores das cidades que serão contempladas.
Acessos municipais
Em dezembro de 2018, quando do final da gestão anterior, o RS continha 62 acessos municipais não pavimentados. Nos últimos dois anos, 11 já foram executados e entregues à população – Boqueirão do Leão, Caraá, Carlos Gomes, Guabiju, Muliterno, Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Cerro Largo, Sertão Santana, Sério e Ubiretama.
Dos 51 acessos não pavimentados restantes, 28 estão contemplados no plano de obras, com previsão de investimento aproximado de R$ 328,5 milhões. Cinco deles serão entregues neste ano – Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Lagoa Bonita do Sul, Cerrito, Rolador e Itacurubi. Os demais serão entregues em 2022 e após esse ano.
Ligações regionais
Com um investimento de cerca de R$ 522,9 milhões, o plano de obras apresentado nesta quarta (9) pelo governo do Estado prevê a conclusão de 20 ligações regionais.
Duas, que envolvem obras complementares da ERS-118 e uma ligação regional em Maçambará, serão entregues ainda neste ano.
As outras 18 serão concluídas nos próximos anos – 12 em 2022 e seis depois desse ano.
Recuperação e conservação de rodovias
O plano de obras prevê investimentos de R$ 294,7 milhões na recuperação e na conservação de rodovias.
Contratos de apoio técnico e projetos
Além das obras que já estão em andamento e carecem de conclusão, o governo do Estado planeja investir R$ 86,1 milhões na elaboração e readequação de 39 projetos executivos.
Serão 35 projetos de acesso municipais e outros quatro de ligações regionais.
Convênios
Por fim, o governo do Estado dará seguimento a 33 convênios que já estão em andamento em diferentes cidades do Estado. Para isso, investirá cerca de R$ 61,5 milhões.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom
Governo projeta investimento de R$ 10 bilhões com concessões de rodovias
Plano foi divulgado nesta quarta (9) como parte do programa Avançar
Publicação:
O governador Eduardo Leite apresentou nesta quarta-feira (9/6), durante o lançamento do programa transversal Avançar, o modelo de viabilidade para a concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada. O Plano de Concessões de Rodovias se encaixa no eixo Avançar no Crescimento do programa e, assim como o plano de obras, também lançado nesta quarta, trata do tema mobilidade.
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Estão previstos investimentos de R$ 10,6 bilhões nos 30 anos das concessões, sendo R$ 3,9 bilhões somente nos cinco primeiros anos. As estradas foram divididas em três lotes, e o critério adotado para a divisão focou em proximidade geográfica, lotes viáveis sob forma de concessão comum e extensão capaz de atrair o maior número de investidores.
Na ocasião, Leite também confirmou a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que atualmente administra a maioria das estradas que fazem parte do pacote de concessões. O encerramento das atividades da EGR ocorrerá quando as empresas vencedoras dos leilões, que devem acontecer em dezembro, assumirem os lotes das rodovias.
Ainda neste mês, as secretarias de Parcerias e de Planejamento, Governança e Gestão apresentarão outras informações, como localização das praças de pedágio e valores das tarifas. A consulta e audiências públicas serão realizadas em junho e julho. A população também poderá participar do processo por meio digital.
Com as concessões dos 1.131 quilômetros de estradas estaduais, a atual gestão pretende oferecer uma solução de médio e longo prazo para os gargalos de infraestrutura nas regiões, assim como garantir os níveis de serviço e fluidez. O projeto contempla diversas ações de qualificação viária por parte dos consórcios, como duplicações, melhorias nos asfaltos, sinalização, segurança para os pedestres, socorro mecânico e médico 24 horas, entre outras. As intervenções devem ocorrer já no primeiro ano da concessão.
O poder público fiscalizará toda a prestação do serviço, que deverá atender a indicadores de desempenho, exigindo qualidade para os usuários e sustentabilidade socioambiental
As rodovias
• Lote 1: ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474
• Lote 2: ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-324, RSC-453 e ERS-135 + BR-470
• Lote 3: ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446 e RSC-453 + BR-470
Impacto do projeto
• 1.131 quilômetros de extensão
• 30 anos de concessão
• 73% da malha com pista dupla ou tripla
• 808,6 quilômetros de acostamentos
• 831 adequações em acessos
Concessão recente
Em dezembro de 2020, o governo do Rio Grande do Sul teve êxito na concessão da RSC-287 (até então administrada pela EGR) em leilão realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Estão previstos investimentos de R$ 2,7 bilhões nessa concessão, sendo R$ 1 bilhão nos primeiros cinco anos.
Avançar
O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.
Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do Plano de Concessões de Rodovias, já detalhado acima, foi apresentado um extenso plano de obras, todas feitas com recursos públicos, em um investimento de R$ 1,3 bilhão, um dos maiores investimentos da história do Rio Grande do Sul na área.
• Veja aqui a matéria sobre o lançamento do programa.
• Confira o detalhamento do plano de obras e o que será feito em cada uma das regiões.
Texto: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Vitor Necchi/Secom
Região 5, no Sul, deve ter investimento de R$ 109,6 milhões
São 22 municípios da região Corede Sul
Publicação:
Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.
O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.
Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Na R5, que engloba 22 municípios das regiões Corede Sul, a previsão de investimento é de R$ 109,6 milhões.
Avançar RS
O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.
Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.
Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R5:Acessos municipais
Um dos acessos municipais previstos para a R5 será concluído ainda em 2021. É o acesso a Cerrito, na ERS-706, de três quilômetros, com investimento de cerca de R$ 3,7 milhões.
O acesso a Pedras Altas será concluído somente depois de 2022. O investimento nos 33 quilômetros vai chegar a R$ 29,9 milhões.
Ligações regionaisEm 2022, o governo do Estado concluirá a duplicação da ERS-734, que dá acesso à travessia urbana de Rio Grande. O investimento nos sete quilômetros será de R$ 50,5 milhões.
Ficará para depois de 2022 a conclusão da ligação regional de Canguçu. São 10 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 4,5 milhões.
Conservação e recuperação
Na R5, serão feitas obras de conservação e recuperação em cinco trechos. O investimento previsto é de cerca de R$ 16,3 milhões, contemplando 231,32 quilômetros de rodovias.
Veja os trechos que serão contemplados:
Contratos de apoio técnico e projetos
Serão reservados R$ 4 milhões para a elaboração e readequação de projetos executivos para o acesso municipal a Amaral Ferrador, de 37,4 quilômetros, e para as ligações regionais entre Piratini e Cancelão (8,8 quilômetros), na ERS-702, entre Canguçu e o km 10, na ERS-265, e entre o km 10 e Cancelão (33,4 quilômetros), na ERS-265.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom
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