Offline
Vacinação contra a Covid-19: expectativa de Imbé é ampliar faixa etária da primeira dose
Regional
Publicado em 29/04/2021

mbé deverá receber mais uma remessa de vacinas contra a covid-19 ainda nesta semana. A expectativa, conforme o prefeito Ique Vedovato, é que cheguem entre 700 e 800 doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca e que não sejam enviadas doses da Coronavac. “Com isso na próxima semana seguiremos impedidos de imunizar as pessoas com a segunda dose da Coronavac, exatamente pelo fato do Ministério da Saúde e o Governo do Estado não enviarem doses suficientes para a vacinação”, ressalta Ique. Caso a expectativa do número de doses da Oxford/AstraZeneca se confirme, será possível ampliar a faixa etária da imunização para idosos com idade a partir de 60 anos.

 

De acordo com dados do Vacinômetro da Prefeitura de Imbé, nesta semana, seriam necessárias 1.665 doses da Coronavac para completar a imunização, enquanto apenas cinco pessoas devem ser imunizadas com a da Oxford/AstraZeneca. “Os números são ainda maiores se contabilizarmos as pessoas que necessitam ser imunizadas com a segunda dose da Coronavac na próxima semana. Até o dia 07 de maio seriam necessárias 1.750 doses”, aponta o prefeito. Até 07 de maio, somente 62 doses da Oxford/AstraZeneca são necessárias para completar o esquema vacinal. “Essa falta de vacinas não foi um problema causado pela gente. Basta vermos o que está ocorrendo em todo País, diversas cidades, inclusive grandes capitais, suspendendo a segunda dose das imunizações”, complementa Ique.

 

A enfermeira que responde interinamente pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Alves, destaca que a Secretaria de Saúde do Estado, através de nota técnica, informa que não há prejuízos caso a imunização da segunda dose ocorra com atraso, no caso da Coronavac. “A segunda dose pode ser aplicada após 28 dias, sem existir um tempo máximo para a dose dois, e sim, um tempo mínimo entre as duas doses”, explica Camila, lembrando que não é permitida reserva de vacinas por parte do Município.

 

Vale lembrar que para receber o imunizante é obrigatório estar cadastrado no Vacinômetro, que pode ser acessado no endereço https://vacina.imbe.rs.gov.br/. Quem já está cadastrado não precisa se fazê-lo novamente. Na momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade.

 

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - Numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), postos de arrecadação de alimentos não-perecíveis estão montados nos locais de vacinação para coletar doações de quem estiver sendo vacinado. Todos os alimentos serão revertidos às famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no Centro Referencial de Assistência Social (CRAS).

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé

Comentários