Os municípios do Litoral Norte anunciaram lockdown no próximo fim de semana. A decisão foi tomada em reunião da Associação de Municípios do Litoral Norte nesta quarta-feira (3). As medidas mais restritivas passam a valer a partir das 0h de sexta-feira (5). Das 23 cidades que compõem a associação, 21 já aderiram ao fechamento.
A partir da definição, os prefeitos vão editar decretos nas próximas horas para se adequar à decisão. O lockdown prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas até às 5h da segunda-feira (8). As atividades essenciais permanecerão em funcionamento.
A medida é adotada devido ao colapso da estrutura hospitalar. Nesta quarta-feira, a região Covid de Capão da Canoa, que engloba o Litoral Norte, apresentava ocupação de 108,3% nos leitos de UTI ocupados. São 78 pacientes para 72 vagas disponíveis. Já os leitos clínicos apresentam taxa de 125,3%, com 119 pacientes para 95 vagas nas cidades. No Estado, a estrutura
ultrapassa 100% de ocupação.
Tendência