Após imunizar cerca de 500 idosos com mais de 85 anos, Imbé iniciou na última quinta-feira (25) a vacinação de idosos com 83 e 84 anos. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade recebeu mais 270 doses para iniciar a imunização desta faixa etária e outras 190 que serão aplicadas como reforço aos já vacinados uma vez. Para agilizar a aplicação das doses recebidas, a Prefeitura colocou equipes na rua neste sábado (27).
A exemplo do que ocorreu na primeira fase, a vacinação nesta etapa é feita exclusivamente em domicílio e segue a listagem dos cadastrados no Vacinômetro, portal de pré-cadastro lançado pela Prefeitura no mês passado. “É a nossa estratégia e tem dado certo. Não queremos idosos aglomerados em postos de saúde ou esperando horas em filas. Uma equipe vai na casa e faz a vacinação com tranquilidade, segurança e transparência”, afirma o prefeito Ique Vedovato. No caso de idosos acamados, o principal cuidador também será imunizado.
Segundo levantamento no final da tarde desta sexta (26), 243 idosos entre 83 e 84 anos já estão cadastrados no sistema, e o avanço da campanha dependerá do envio de novas doses por parte do Governo Federal. “É importante destacar que o município não escolhe a quantidade de doses que vai receber. O que fazemos é informar aos órgãos competentes uma estimativa de idosos a serem vacinados, levando em consideração o número de cadastros e a expectativa populacional. As doses que recebemos já chegam com público especificado e não podemos fugir ao que está determinado”, explica o secretário da Saúde Tierres da Rosa.
Conforme o Vacinômetro, 1150 pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina em Imbé, entre idosos e profissionais de saúde. “Nossa intenção, se tudo der certo e as doses chegarem no prazo, é finalizar esta faixa etária até o dia 10 de março”, estima a enfermeira Caroline Pimenta, responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Para receber a primeira dose é preciso estar cadastrado no Vacinômetro, que pode ser acessado através do site vacina.imbe.rs.gov.br, informando todos os dados corretamente. Quem já recebeu a primeira dose receberá o reforço no mesmo endereço fornecido no cadastro e na data informada no cartão de vacinação entregue no ato da primeira imunização.
Mais informações podem ser obtidas no setor de Vigilância Epidemiológica, através do telefone (51) 3627-8299.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé
|
|