Após o Decreto emitido no sábado (20/02), pelo Governador Eduardo Leite definindo o Litoral Norte como Bandeira Preta no combate à pandemia, mas permitindo o sistema de cogestão dos municípios, a AMLINORTE promoveu nesta manhã de terça-feira (23/02), uma reunião on-line com todos os prefeitos da região para definir as regras e ações que serão realizadas.
Após debate, ficou definido que o Litoral Norte seguirá os protocolos de Bandeira Vermelha, mas com restrições específicas para cada setor. As normas valem até o dia 1° de março (segunda-feira) e todos os estabelecimentos, igrejas e demais setores de atendimento ao público DEVERÃO FECHAR SUAS PORTAS ENTRE 20h e 05h.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto participou da reunião da Associação dos Municípios do Litoral Norte e juntamente com Secretários Municipais estipulou ações para o município de Tramandaí. Todas as quadras e aparelhos de ginástica da beira-mar serão isolados. Também estão proibidos jogos em quadras esportivas de todo o município. O estabelecimento que descumprir os protocolos será interditado por até 72h com a possibilidade de abertura de Processo Administrativo Sanitário. As aulas seguem suspensas e sem previsão de retorno.
Veja como fica a situação em cada área:
Comércio varejista (Lojas e ferragens): Corrente na porta, álcool gel e aferição da temperatura dos clientes. É permitido um cliente por atendente e com distanciamento entre os mesmos (1 cliente por 6 metros quadrados);
Restaurantes: 25% da lotação;
Pegue e leve: Até 20h;
Tele-entrega: Sem limite de horário, mas o estabelecimento comercial deverá estar fechado entre 20h e 05h;
Igrejas e cultos religiosos: Cultos até 19h45 com limite de 20% de ocupação;
Academias: 25% da ocupação
Imobiliárias: Somente teleatendimento e atendimento on-line. A Imobiliária pode contar com 25% dos funcionários em seu interior, desde que esteja fechada.
Salões de beleza e barbearias: Atendimento por agendamento.
Revendas de veículos: Corrente na porta, álcool gel e aferição da temperatura dos clientes. É permitido um cliente por atendente e com distanciamento entre os mesmos (1 cliente por 6 metros quadrados);
Construção Civil: 75% dos trabalhadores por obra. Distanciamento mínimo de 1 metro por profissional;
Bancos, lotéricas e similares: 50% dos trabalhadores;
Condomínios residenciais e áreas prediais residenciais e comerciais: 50% dos trabalhadores e fechamento das áreas comuns;
A Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e a SMIC estarão realizando a fiscalização no município.
É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA FACIAL.
Na reunião com o Prefeito Luiz Carlos Gauto estiveram presentes o Secretário da Saúde Luciano Saltiel, Secretário de Obras Marcio Batata, Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte Claudiomir da Silva Pedro, Coordenador da Vigilância em Saúde Victor Ilha, Comandante da Guarda Municipal Cristian Viecelli, Chefe de Gabinete Patrícia Beck, Assessor de Ações Institucionais e Transparência Maxwell Bernardes e Assessora Especial Rutiane Martins.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Imagem: Paola Damazio (ASCOM)