A disparada do número de casos confirmados e de internações de pacientes que contraíram a Covid-19 em Imbé e Tramandaí está preocupando prefeitos e vereadores das duas cidades. O sinal de alerta ganhou força na tarde desta quarta-feira (24) e motivou uma reunião de emergência do prefeito Ique Vedovato com os vereadores da cidade. Eles foram atualizados sobre a situação quase caótica do sistema de saúde do município, potencializado pelo agravamento da pandemia, e sobre a necessidade de adoção de novas medidas para frear a escalada de casos de infecção e de internação.
Logo depois, um encontro entre o prefeito de Imbé e o prefeito Luiz Carlos Gauto, de Tramandaí, na sede da prefeitura da cidade vizinha, tratou do mesmo tema. Os vices Régis Cacetinho e Flávio Corso Jr. acompanharam a reunião, que contou com a presença dos secretários de Saúde dos dois municípios, Tierres da Rosa e Luciano Von Saltiel. Eles mostraram preocupação com a real possibilidade de falta de leitos para pacientes, já a partir dos próximos dias, por conta da velocidade da contaminação na região.
As duas cidades compartilham do mesmo problema: a dificuldade de encontrar leitos clínicos e de UTI disponíveis para transferência de pacientes que necessitam acompanhamento médico por conta dos efeitos da doença. “Chegamos numa situação extremamente preocupante e precisamos estudar alternativas em conjunto, até pela proximidade das duas cidades. O que não podemos deixar acontecer é um festival de desrespeito às normas sanitárias enquanto moradores e até veranistas nossos formam fila na luta por um leito”, afirmou Ique.
Uma das alternativas levantadas é a possibilidade de manutenção dos protocolos da bandeira preta, mais rígidos que os da bandeira vermelha. Uma definição sobre o tema, porém, só acontecerá após o Governo do Estado se manifestar sobre a adoção do sistema de cogestão no modelo de distanciamento controlado solicitado pela Associação dos Municípios do Litoral Norte, a Amlinorte, o que deve ocorrer nesta quinta (25).
Para amenizar a disseminação do vírus, o reforço na fiscalização para cumprimento dos protocolos já está sendo feito nas duas cidades. “Estamos com equipe atuando no Centro e nos bairros junto ao comércio para impedir as aglomerações e garantir o respeito ao horário de encerramento das atividades imposto pelo Estado”, destacou o prefeito Gauto. Em Imbé a fiscalização também está reforçada, com duas equipes formadas por integrantes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Fiscalização Tributária e Vigilância Sanitária.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé