O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 84,2 mil doses da vacina CoronaVac ao Rio Grande do Sul. O lote tem previsão de chegada ao Estado ainda na noite desta quarta-feira (24/2), com a distribuição aos municípios prevista para esta quinta e sexta-feira, junto com as 135 mil da Oxford/AstraZeneca, que chegaram no final da manhã desta quarta-feira.
A prioridade da remessa da Oxford é ampliar a vacinação dos idosos. Devem ser priorizados os idosos de 80 a 84 anos, visto que já há uma boa parcela dos acima dessa idade já vacinados.
Com esses dois novos lotes, serão 923,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo os recebimentos desta quarta, são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 672,6 mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).
Até o momento, mais de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 já receberam a primeira dose, das quais 55.913 completaram o esquema completo com a segunda aplicação.
Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.
Esquema vacinal
O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a Coronavc, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.
Fonte: Secretaria da Saude RS
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini