A secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, participou de reunião virtual promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24/1), sobre a situação da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul.
“Temos que estancar a geração de mais coronavírus entre a população, esta contaminação cresce numa velocidade nunca antes vista, esta é a fase mais acelerada, mais grave da pandemia”, afirmou a secretária durante o encontro que reuniu parlamentares, representantes de instituições da sociedade civil e equipe da Secretaria da Saúde (SES).
Segundo ela, o problema central neste momento é a ocupação de leitos de UTI. “Estamos empenhados na abertura de mais leitos”. Ela lembrou que, em janeiro deste ano, foram instalados mais 119 leitos e que esta prevista, ainda para esta semana, a abertura de mais 65, e em seguida, mais 62 vagas. Desde o início da pandemia, a rede hospitalar pública gaúcha mais do que dobrou a capacidade de atendimento de terapia intensiva, passando de 933 para 2.074 leitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), chegando hoje a um aumento de 122,3%.
Além da abertura de mais leitos de UTI, também foi informada a chegada de novos lotes de vacinas e sua distribuição, que deve ser decidida junto com os secretários municipais de saúde. Outro ponto debatido foi a questão dos estoques de medicamentos para intubação e de oxigênio para atendimento dos pacientes graves nos hospitais gaúchos. Arita Bergmann disse que a equipe técnica da SES faz um levantamento semanal. “avaliamos a situação, se for necessário faremos remanejo para suprir alguma necessidade urgente”. Laboratórios e distribuidores destes medicamentos têm estoques armazenados para abastecer o mercado do RS.
Sobre o tema da cogestão dos municípios conforme o Modelo de Distanciamento Controlado para a adoção das bandeiras que indicam os protocolos sanitários, a secretária esclareceu que “as decisões sobre a gestão da crise sanitária são resultantes de uma construção conjunta com os municípios”, explicou.
Fonte: Secretaria da Saude RS
Foto: Neusa Jerusalém/SES