A história do Brasil foi talhada na discriminação racial e social e desde os primórdios as injustiças étnicas deixaram marcas que ainda hoje ecoam em todas as esferas da socidade.
A Constituição Brasileira de 1988 promoveu avanços significativos com base no artigo 5° da Igualdade Racial que diz “todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza”, mas muito ainda precisa ser feito. Pensando nisso, foi realizada nesta tarde de terça-feira (26/01), uma reunião no Gabinete do Prefeito Luiz Carlos Gauto para retomar o projeto especial “Políticas de promoção e igualdade racial”.
Uma das idealizadoras da ação é a Coordenadora Geral de Projetos Carla Marques, que detalha os próximos passos a serem dados: “Vamos retomar esse projeto e dar mais visibilidade, dando atenção aos bairros e comunidades carentes. Precisamos estar atentos também à questão da mulher negra, do feminicídio. Essa parceria com a Prefeitura será fundamental. Estamos muito felizes pela receptividade”, completou Carla.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto trouxe sua experiência à frente da segurança pública e a importância da Patrulha Maria da Penha, implantada em 2019 no município de Tramandaí: “Quando atuava na Brigada Militar enfrentamos diversas situações de discriminação e feminicidío. Todos evoluíram muito no acolhimento desses casos, mas queremos qualificar ainda mais esses serviços para que possamos ter uma cidade igual para todos e contra todo e qualquer tipo de preconceito”, ressaltou o Prefeito Gauto.
Ficou acertado que as Secretarias de Educação, Assistência Social, Segurança e Saúde promoverão atividades específicas com o apoio de instituições do município.
Participaram do encontro por parte da Prefeitura a Assessora Especial do Prefeito Rutiane Martins, Secretária de Educação Alvanira Ferri Gamba, Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social Roger Germano e por parte do Movimentos Sociais a Assessora Elaine Azevedo e Mãe Elita Guacira.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM) / Paola Damazio (ASCOM)
Foto: Paola Damazio (ASCOM)