A edição de 2021 da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, contará com a presença do presidente da República. Nessa terça-feira (12), Jair Bolsonaro confirmou participação no evento durante audiência intermediada pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL/RS), no Palácio do Planalto, em Brasília. O convite foi entregue pelo presidente da feira, Nei César Manica, e o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, que integravam a comitiva gaúcha.
Na feira deste ano, que será realizada de 1º a 5 de março, em Não-Me-Toque (RS), Bolsonaro receberá o troféu Brasil Expodireto, na categoria "liderança nacional", pelo apoio ao agronegócio.
Para Sanderson, a feira é estratégica para a recuperação da economia do país. “Diante de um cenário de retomada, a Expodireto tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na geração de empregos no nosso país. Por isso, o presidente confirmou presença e agradeceu por ser um dos homenageados”, destacou o parlamentar, que também confirmou presença na feira.
O deputado ainda acompanhou a comitiva gaúcha em audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina para tratar de assuntos de interesse do setor agropecuário gaúcho. No encontro, a ministra também recebeu o convite para participar da Expodireto Cotrijal.
O roteiro da comitiva também incluiu uma visita ao Ministério do Meio Ambiente. A concessão do Parque Nacional dos Aparados da Serra foi um dos assuntos tratados com o ministro Ricardo Salles. O grupo vencedor do certame apresentou lance de R$ 20,5 milhões iniciais pela concessão. O lance mínimo previsto em edital foi de R$ 718 mil. Com a concessão, serão repassados para a iniciativa privada os serviços de segurança e manutenção do local, em troca da exploração comercial da área.
Expodireto Cotrijal 2021
Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto Cotrijal contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do agronegócio. Desde o ano 2000, atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias para conferir o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
A 22ª edição ocorre em formato híbrido: uma plataforma vai transmitir a programação da feira e contar com expositores virtuais, além da Arena Agrodigital, espaço para startups do agro sucesso em 2020 e que retorna de forma presencial e virtual. Os grandes eventos presenciais, como os tradicionais fóruns, terão transmissão on-line e poucas pessoas nos auditórios.
texto: assessoria de imprensa/Paola Vernareccia
foto:impressa Brasília