As provas oficiais do cavalo quarto de milha, que integram o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido, começaram na manhã de hoje (1/10) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Competidores de diversas regiões do Estado participaram, na pista PP1, de provas de laço técnico nas categorias aberta júnior, aberta sênior, amador, profissional light, cavalo iniciante, feminino e jovem.
A partir desta sexta-feira (2/10) irão ocorrer as provas de laço comprido, durante todo o dia, com as finais no domingo (4/10). A transmissão ao vivo é feita pela plataforma da Expointer Digital 2020, no canal 5.
“O Laço Comprido é o esporte equestre mais praticado pelos gaúchos, que aprenderam a admirar a conformação e toda a funcionalidade do quarto de milha, raça que se mostra soberana nessa modalidade”, destaca Henrique Campanha, gerente de Esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
O cavalo quarto de milha
Juntos, os três Estados do sul somam 74 mil animais registrados no Stud Book da Associação do Quarto de Milha, maior entidade de raça equina da América Latina. A região concentra 16 mil proprietários e 8,2 mil criadores de cavalos. O plantel nacional da raça é de 611 mil animais, representados por 109,5 mil proprietários e 56 mil criadores.
Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapdr
Edição: Patrícia Specht/Secom