A comemoração de um ano do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), nesta terça-feira (25/8), será por meio de uma live – transmissão ao vivo pela internet – às 17h.
Com a presença do governador Eduardo Leite e mediação do secretário Luís Lamb, será realizada uma síntese dos resultados obtidos com o propósito de colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A transmissão será realizada no canal do governo do Estado no Youtube.
Além disso, serão apresentados os 24 novos gestores da inovação e tecnologia das oito regiões gaúchas, selecionados por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), bem como a visão de futuro do programa.
Também estarão presentes os representantes da quádrupla hélice – academia, governo, empresas e sociedade – relevantes para o Inova, que irão relatar as suas perspectivas de atuação.
Para o secretário Lamb, é o momento de valorizar o que já foi conquistado, apesar da pandemia, com foco nos próximos objetivos. “Percorremos um longo caminho até aqui. Iniciamos presencialmente e tivemos que continuar no on-line, mas seguimos dedicados ao fortalecimento dos ecossistemas e à articulação dos setores para transformarmos o Rio Grande do Sul em uma referência em inovação como estratégia de desenvolvimento local”, afirma.
Sobre o Inova RS
O Inova RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e região dos Vales.
Propõe a construção de uma agenda comum entre os participantes dos ecossistemas de inovação. A agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isso, são utilizados os ativos existentes. O RS é o quinta Estado mais inovador e o quarto colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice Fiec de Inovação dos Estados (em 2018).
O programa também estimula o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.
Desenvolvido pela Sict, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos.
Aviso de pauta
O quê: uma ano do programa Inova RS
Quando: terça-feira (25/8), às 17h
Plataforma: canal do governo do Estado no Youtube
Texto: Andielli Silveira/Ascom Sict
Edição: Secom