Supermercados e restaurantes deverão fechar durante lockdown
Estabelecimentos recorreram judicialmente, entretanto atividades nos locais não foram liberadas. Serviço de Correios poderão funcionar no período
Por Vitória Leitzke
07-08-2020 | 20:17:51
Nesta sexta-feira (7), após restaurantes e supermercados entrarem com ação judicial contra a Prefeitura para que pudessem ter suas atividades mantidas durante o lockdown, que terá vigência entre às 20h de sábado (8) e às 12h de terça-feira (11), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul negou a liminar aos estabelecimentos. Já o Correios, que também entrou com liminar através da Justiça Federal, teve a concessão e poderá funcionar durante o período.
Em relação à ação do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Pelotas, a juíza Maria Aline Vieira Fonseca não concedeu o funcionamento devido ao agravamento da pandemia no município, diante do elevado número de casos confirmados e o possível esgotamento de leitos para tratamento da doença em curto espaço de tempo. Mesmo entendendo a real essencialidade da comercialização de alimentos, a decisão pelo bloqueio total “representa uma medida de segurança necessária e empregada por governos em situações imprevisíveis que ameaçam a normalidade social, tendo já demonstrado resultados positivos em outros locais do mundo”.
Conforme o assessor jurídico da Prefeitura, Fábio Machado, o Executivo dialogou com representantes dos estabelecimentos, pedindo apoio da categoria para conter o avanço do vírus no município. “Nesses casos que não foram obtidas as liminares, o juiz entendeu que é uma decisão gravosa e por mais que sejam atitudes impactantes, salvam vidas”, destacou.
Correios tem pedido deferido
O Correios poderão manter sua prestação de serviços postais no municípios durante o período de lockdown após ter deferimento da liminar. De acordo com a assessoria jurídica do Executivo, os órgãos de segurança pública já estão cientes da liberação, não podendo assim, impedir a realização do trabalho de funcionários devidamente identificados.