A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) comemorou, nesta segunda-feira (20/7), 30 anos de sua primeira criação como pasta dedicada, exclusivamente, às políticas na área da cultura. Ela foi refundada pelo governador Eduardo Leite por meio da Lei 15.246, de 2 de janeiro de 2019.
Os ex-governadores Pedro Simon e Sinval Guazzelli foram os proponentes do projeto de lei do Executivo, aprovado por unanimidade, por 37 votos, que resultou na criação da Sedac por meio da Lei 9.117, de 20 de julho de 1990. O primeiro titular foi Carlos Appel.
Em nome da Sedac, a secretária Beatriz Araujo parabeniza a sociedade gaúcha, a comunidade cultural e os servidores da secretaria por esta conquista que comemora três décadas de trabalho incansável pelo setor.
Beatriz lembra que a Sedac foi recriada pensando na perspectiva de contar com uma pasta específica para atender, planejar, propor e implementar políticas para o fomento à cultura e à economia criativa. “Nosso desafio é ainda maior no contexto da pandemia do coronavírus, que atingiu gravemente a cadeia produtiva da cultura”, avalia. “Estamos em diálogo permanente com os agentes culturais, a fim de encontrar caminhos concretos e rápidos que deem conta das necessidades emergenciais do setor, por meio da implementação da Lei Aldir Blanc, sem esquecer do planejamento a médio e longo prazos de ações de fortalecimento deste importante vetor da economia gaúcha.”
Texto: Newton Silva/Ascom Sedac
Edição: Secom