A futura Rua do Doce, na rua 7 de Setembro entre Andrade Neves e General Osório, já oferece uma mostra do que está a caminho. A Associação das Doceiras de Pelotas está instalada no local, desde a segunda-feira (8), onde permanecerá até o sábado (13), com comercialização de variedades, desde as certificadas até as tradicionais. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), mobilizou-se para atender ao pedido da classe, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As doceiras instaladas na Rua do Doce receberam a visita da prefeita Paula Mascarenhas nesta segunda-feira. Para ela, “o local corresponde ao desejo do Município de proporcionar espaço qualificado, que valorize as profissionais responsáveis por fazer Pelotas ser reconhecida nacionalmente por sua tradição doceira”.
Sdeti e Sebrae
A instalação temporária da Associação na 7 de Setembro tem o objetivo de celebrar o Dia da Doceira, transcorrido no último sábado (9), e apresentar uma prévia quanto à futura e definitiva ocupação do local. A data comemorativa, que está inserida no Calendário Oficial do Município, foi instituída pela Lei 6.582/2018, de iniciativa do então vereador, hoje deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB), sancionada e promulgada pela prefeita Paula Mascarenhas nos pavilhões da Fenadoce daquele ano.
“A partir da solicitação da Associação das Doceiras, a Sdeti mobilizou-se e viabilizou, junto com o Sebrae, que disponibilizou a estrutura, a instalação temporária de ponto de comercialização dos doces. No primeiro dia, já foi possível confirmar a aceitação do público. Isso prova que o local é adequado para sediar a Rua, no coração da cidade, para oferecer um dos principais símbolos da tradição e da economia de Pelotas”, comenta o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.
Licitação
A execução do projeto de construção da Rua do Doce encontra-se em processo de licitação. A abertura dos envelopes de empresas interessadas está marcada para o dia 19 deste mês, às 13h, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), à rua Menna Barreto, 752, Areal, junto à Comissão Especial de Licitações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3227-1513, das 8 às 14h, ou pelo e-mail seplag.licitacoes@gmail.com
A localização da Rua do Doce foi instituída pela Lei 6.755/2019, assinada pela prefeita Paula Mascarenhas, a partir de projeto de lei do vereador José Sizenando (DEM), aprovado pela Câmara.
A Rua do Doce, próxima do chafariz As Três Meninas, ocupará área calçada com paralelepípedos na rua 7 de Setembro e terá espaços definidos para as doceiras, área de convivência e banheiros. Nas instalações provisórias, que ficarão no local até sábado, os doces são fornecidos pelas 16 doceiras vinculadas à Associação.