Offline
Combate ao Covid-19: Prefeitura está reformando telhado do Gigantinho visando abrigar moradores em situação de rua no Inverno
Regional
Publicado em 08/06/2020

A Prefeitura de Tramandaí iniciou no mês de maio a revitalização de parte da base e do telhado do Ginásio Municipal Tenente Marino Dias de Oliveira, o Gigantinho, localizado na Avenida da Igreja, parte central do município. Os fortes ventos que atingiram Tramandaí nos últimos meses arrancaram telhas e danificaram a estrutura, trazendo riscos às pessoas.


“Essa é uma ação emergencial que tem como finalidade habilitar o ginásio para o combate à pandemia do Covid-19 e também para abrigar moradores em situação de rua nos dias mais frios do ano, assim como fizemos em 2019. Nossas medidas visam única e exclusivamente auxiliar quem mais precisa neste momento tão delicado”, explicou o Prefeito Luiz Carlos Gauto. 


A obra está sendo realizada por uma empresa terceirizada com o acompanhamento da Secretaria de Obras e terá um custo total de R$ 16.000,00, incluindo materiais e mão de obra. O valor é oriundo de recursos livres e não é proveniente de verba Federal destinada ao Covid-19. 


Circulam pelas redes sociais cópias do contrato de execução da obra citando que a mesma está ocorrendo no Centro de Eventos, mas no entanto, a revitalização está acontecendo no ginásio. 


No ano de 2019 a Administração Municipal criou uma estrutura nos camarins e vestiários para receber pessoas em situação de rua e seus cães. Na oportunidade, homens e mulheres tiveram direito a almoço, café, jantar, ganharam kits de banho e os animais receberam ração. Com as medidas de distanciamento provocadas pelo Novo Coronavírus, a Prefeitura projeta instalar camas na quadra do ginásio, por isso a necessidade da reforma no telhado.  


Moradores em situação de rua: O Artigo 5º da Constituição Federal fala sobre o “Direito de locomoção”, ou direito de ir e vir. A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, faz um  constante trabalho de acompanhamento dos moradores de rua. A grande maioria não aceita voltar para a sua cidade de origem e pedem para permanecer nas ruas. Medidas educativas de apoio psicológico são realizadas para auxiliar da melhor maneira possível essas pessoas. Quem aceita ajuda é encaminhado para abrigos especiais de reabilitação. Em casos extremos, a Prefeitura toma medidas como a abertura de espaços públicos, neste caso, o Ginásio Municipal. 


Atualmente a Prefeitura de Tramandaí faz o acompanhamento de 43 moradores em situação de rua. Eles são monitorados diariamente. 




Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)

Fotos: PMT

 
 
Comentários