Offline
Capão da Canoa estabelece parceria com Universidades para estudos com a população
Regional
Publicado em 04/05/2020

Projetos advém de parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Dois projetos que envolvem a cidade como parceira já foram submetidos, no mês de abril, ao edital de fomento à pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltado a pesquisas para enfrentamento da COVID-19 e suas consequências.

Ambos os projetos advém de parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Um deles, sob a coordenação da Doutora Cláudia Giuliano Bica, especialista em biossegurança e professora da UFCSPA, está inserido na linha temática "Prevenção e Controle" e envolve a avaliação do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) junto aos trabalhadores da Saúde.

O outro projeto, sob a coordenação da Doutora Julia Pasqualini Genro, geneticista e também professora da UFCSPA, está inserido na linha temática de "Patogênese e História Natural da Doença", e faz parte de uma proposta de estudo multicêntrico prospectivo longitudinal com a população testada para SARS-CoV-2, que avaliará a influência genética nos desfechos da COVID-19.

A biomédica que presta serviços voluntários no município, egressa da UFCSPA que integra os projetos, lembra que para execução de qualquer proposta, são fundamentais os editais de fomento à pesquisa. "A pesquisa é uma ferramenta essencial para conhecermos melhor a doença e o impacto das ações do município na saúde da população, para desenvolver políticas públicas efetivas. Os projetos ainda precisam de aprovação de diferentes instâncias, mas para a execução de qualquer proposta realmente é preciso que haja este investimento do Estado."

Além dos dois projetos, o município está envolvido na produção de resumos para o XI Congresso Brasileiro de Epidemiologia que ocorrerá no mês de novembro. Os resumos descreverão algumas das experiências de vigilância em saúde desenvolvidas por Capão da Canoa.

Estes projetos contam com a contribuição de profissionais do quadro da Saúde de Capão da Canoa, de profissionais voluntários do município e acadêmicos da Universidade.

 

 



Créditos: Bernardo Zamperetti

Comentários