Utilizando a proteção, chefe do Executivo se pronunciou sobre nova medida que entra em vigor nesta quinta
Sancionado na última segunda-feira (27), o Decreto Municipal 3.697/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras pela população de Imbé, passou a valer a partir desta quinta (30) em Imbé. Em vídeo divulgado nos canais oficiais da Prefeitura na tarde desta quarta (28), o prefeito Pierre Emerim falou sobre a nova determinação.
O chefe do Executivo explicou a importância das medidas para proteção da população diante da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Ele celebrou o sucesso das determinações impostas pelo município. A cidade tem, até o momento, apenas um caso confirmado de infecção pelo vírus. O paciente já está curado. “Nós queremos evitar a transmissão comunitária, diminuindo o contágio. Se todo mundo entender que o uso das máscaras é essencial para reduzir o risco de transmissão do vírus, poderemos manter esses números sem que tenhamos um colapso no sistema de saúde, como já se pode observar em muitos locais”, destacou Pierre.
Neste primeiro momento, conforme o prefeito, a ideia é explicar a importância do uso das máscaras e conscientizar a população para adoção deste e de outros cuidados, incentivando o respeito às medidas também por parte dos comerciantes e prestadores de serviço da cidade. “É quase impossível fiscalizar 30 mil pessoas ao mesmo tempo. Isso vai da conscientização de cada um. O município vem adotando uma série de medidas para evitar o contágio. Mas a obrigatoriedade, por mais que o município já tenha determinado isso através do novo decreto, irá da consciência de cada um”, disse. “Isso tudo fará com que nós, ao longo do tempo, possamos voltar à normalidade. Temos que manter as pessoas do grupo de risco em locais seguros ao mesmo tempo em que, também com segurança, adotamos um modo de vida diferente”, projetou.
A obrigatoriedade do uso de máscaras vale para quem frequentar espaços públicos, prédios públicos, estabelecimentos comerciais, ônibus do transporte coletivo, táxis e transportes por aplicativo. Em todos esses casos, conforme o texto sancionado, deverá haver pelo menos uma pessoa impedindo a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no ambiente. Para os servidores públicos a Prefeitura está distribuindo o material com orientação de uso. O mesmo será feito às famílias de baixa renda que são acompanhadas pelo governo. “Peço que todos se empenhem e obedeçam, em todos os seus termos, este novo decreto. Não tenho dúvidas que nossa obrigação neste momento é ter consciência com nós mesmos, com nossos familiares e com a sociedade em geral”, finalizou.