Unidade atende especificamente pacientes com sintomas respiratórios durante 24 horas
“Montamos uma operação de guerra, mas a procura, felizmente, não correspondeu às expectativas”. Essa frase do prefeito Pierre Emerim resume a procura de pacientes no Pronto Atendimento da Zona Norte, unidade localizada no balneário Santa Terezinha e que atende 24 horas, durante a pandemia da Covid-19, somente pacientes com sintomas respiratórios. E essa procura tem sido muito baixa. Entre os dias 1º e 27 de abril, conforme dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 377 atendimentos, sendo 291 durante o dia e 86 a noite.
O titular da SMS Tierres da Rosa ressalta que, ao longo do período analisado, em cinco noites não houve procura de pacientes para atendimento na unidade. Ele também destacou que, durante 13 dias neste mês, no período diurno, menos de 10 pessoas procuraram o Pronto Atendimento. “São pacientes que tem algum sintoma de gripe e que podem se tornar casos suspeitos do novo coronavírus. Mas podemos comemorar que temos poucos casos que são encaminhados para isolamento domiciliar”, destaca Tierres.
A Secretaria de Saúde também registrou uma queda acentuada no atendimento de urgência e emergência do Posto de Saúde 24 Horas, no Centro. Antes da pandemia, a unidade atendia cerca de 200 pessoas diariamente. Em abril, houve uma queda aproximada em 60% na procura. Vale lembrar que esta unidade atende os demais casos de urgência e emergência, deixando como referência para sintomas gripais/respiratórios o Pronto Atendimento da Zona Norte. “O paciente que chega no 24 Horas com algum destes sintomas não é atendido, mas encaminhado para Santa Terezinha”, sentencia o titular da SMS.