O objetivo da campanha é promover a solidariedade através da mobilização e incentivo a doações de agasalhos, alimentos, kit's higiene e recursos financeiros
Com o tema “Quem tem frio e fome, tem agora!”,a Defesa Civil de Capão da Canoa lançou a campanha Capão+Solidário - Campanha do agasalho e alimento - Inverno 2020. A ação ocorre de 06 de abril a 30 de junho.
O objetivo da campanha é promover a solidariedade através da mobilização e incentivo a doações de agasalhos, alimentos, kit's higiene e recursos financeiros, visando atender prioritariamente a demanda de usuários dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Em 2019 a campanha do agasalho do município de Capão da Canoa foi uma extensão da campanha do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que teve o lançamento em maio. No entanto, diante do impacto da pandemia COVID-19, a Defesa Civil entendeu que é inquestionável a necessidade de dar início imediato à arrecadação das doações.
Finalidade das Doações
Cestos Básicos e Kit's Higiene - Serão destinados ao FAC - Fundo Assistencial Caponense para atender as demandas dos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Alimentos não perecíveis - Serão centralizados na Casa da Cidadania, deixados sob isolamento pelo período de 72h no ambiente (01), e após, transferidos para o ambiente (02) onde serão catalogados, conferidas datas de validade e realizada a montagem de cestos básicos destinados ao FAC - Fundo Assistencial Caponense. Os alimentos excedentes, que não haja possibilidade de montagem de cestos básicos completos, serão repassados ao Banco de Alimentos de Capão da Canoa, que por sua vez atenderá às associações do município de Capão da Canoa previamente cadastradas.
Recursos financeiros - Doações realizadas diretamente via depósito bancário ou transferência bancária ao FAC, que atenderá as demandas dos CRAS e CREAS.
Agasalhos - Serão centralizados na Defesa Civil Municipal, deixados sob isolamento pelo período de 72h no ambiente (01), e após, transferidos para o ambiente (02) onde será realizada a triagem e a preparação para atender as demandas dos CRAS e CREAS. Os agasalhos excedentes serão destinados às associações do município de Capão da Canoa previamente cadastradas na Defesa Civil ou com autorização direta do Coordenador da Defesa Civil Municipal.
A campanha conta com o apoio do COMSDEC - Conselho Municipal de Defesa Civil; Banco de Alimentos de Capão da Canoa; Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa e da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa por intermédio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, que irá auxiliar no suporte técnico e administrativo, cedência veículos e espaços físicos na Casa da Cidadania para centralizar as doações de alimentos.