ida nova para os quatro cães resgatados na semana passada na Rua Sobradinho, no Centro de Imbé. Uma parceria entre o Departamento de Proteção Animal (DEPAN), a Guarda Municipal (GM) e a Associação Imbeense de Proteção Animal (AIMPA) garantiu a definição dos novos tutores dos animais que, até a última quarta-feira (07), sofriam de maus tratos e viviam em local insalubre, sem qualquer cuidado mínimo.
Após o resgate eles foram encaminhados pela Prefeitura para tratamento em uma clínica veterinária parceira. Recuperados, foram entregues aos respectivos tutores, residentes em Imbé, Palmares do Sul e Porto Alegre. A ligação entre integrantes dos órgãos municipais envolvidos no resgate e a AIMPA garantiu a identificação dos voluntários e a conclusão do processo de adoção.
Conforme a assessora do DEPAN, que estava presente no resgate, o desfecho feliz do caso é gratificante. “Queremos incentivar as pessoas para o gesto de amor que é a adoção. Quanto mais pessoas se solidarizarem com a causa, principalmente nesse momento que estamos vivendo, menos cães errantes teremos nas ruas e nos locais onde não recebem um tratamento minimante digno”, apela Vanessa Karp.
Vale lembrar que a ação de resgate ocorreu com amparo da Constituição Federal e do Código de Processo Penal, além da Lei de Crimes Ambientais, que autorizam que, em caso de flagrante delito decorrente da prática de crime, o local possa ser invadido para libertar o animal em aflição, sem a necessidade de mandado judicial. O então tutor dos animais foi identificado através de registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e será responsabilizado criminalmente pela prática de maus tratos.
Informações sobre a atuação do DEPAN podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8555 ou pelo Whatsapp (51) 99839-1340.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé