Aproximadamente 40% das vítimas fatais de acidentes de trânsito estavam sob alguma influência de álcool. Diante desses dados da pesquisa realizada pelo IGP/RS, aliados ao excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas, a Associação dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul (Acrigs) vem alertar aos motoristas que vão pegar a estrada neste feriado de carnaval:
- Em hipótese alguma dirija depois de beber ou utilizar drogas. Mesmo que não perceba mudança, seu raciocínio e reflexo ficam mais lentos, aumentando o risco de acidentes.
- Antes de viajar, revise seu veículo. Verifique se os freios estão em boas condições, se os pneus não estão com desgaste excessivo ou fora da data de validade.
- Respeite a sinalização. As maiores causas de acidentes nas rodovias são o excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas.
- Utilize o cinto de segurança e, para as crianças, cadeirinha adequada para a idade. Em motocicletas, utilize o capacete bem afivelado – o capacete solto pode cair durante um acidente, deixando de proteger o motociclista.
- Evite viajar à noite. A visibilidade fica mais baixa, fazendo com que os motoristas demorem mais a visualizar algum risco iminente. Chuva e neblina também diminuem a visibilidade.
- Não utilize o celular ao volante. O tempo que você tira os olhos da via para fazer uma ligação ou ler uma mensagem é suficiente para causar um acidente!
- Se “virar a noite” em uma festa, evite dirigir – o risco de dormir ao volante é alto, e mesmo que não ocorra, o cansaço pode ter efeitos semelhantes ao da embriaguez.
Aproveite essas dicas e divirta-se com segurança no carnaval!

Jornalista Responsável - Salete Teixeira