Na próxima sexta-feira (24), equipes de combate a endemias e fiscais sanitários da Secretaria Municipal de Saúde realizam trabalho de combate ao Aedes Aegypti no balneário Albatroz. A ação de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é necessária diante do município ser positivo para proliferação do inseto, mas sem registrar casos das doenças.
De acordo com o titular da pasta, Tierres da Rosa, o objetivo da força tarefa de vistoria dentro das residências é instruir o morador a não deixar recipientes que possam acumular água. Tierres tranquiliza os moradores ao ressaltar que os agentes estarão identificados com coletes e crachás. “Pedimos às pessoas recebam os agentes nas residências para que realizem as vistorias e recebam as orientações corretas, evitando assim a proliferação do mosquito”, ressaltou. A ação ocorrerá durante todo o dia.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Denúncias de possíveis focos de mosquito devem ser feitas à Vigilância Ambiental, através do número 51 36278288.