O Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde de Imbé realizou na última sexta-feira (13) um mutirão de limpeza e orientação aos moradores no bairro Nova Nordeste.
A ação contou com a participação dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) que realizaram visitas nas residências, instruindo os moradores a manter os pátios limpos e evitar o acúmulo de entulhos que favoreçam a proliferação de animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões. Mas o foco principal foi o cuidado com a eliminação de recipientes que possam acumular água e, com isso, aumentar a possibilidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
A Subprefeitura de Mariluz apoiou o mutirão. Um trator e um grupo de funcionários realizaram o recolhimento dos entulhos e restos de lixos deixados na frente das residências e em terrenos baldios. Após a limpeza dos pátios, a Prefeitura realizou a aplicação do veneno para o controle de pragas como pulgas, carrapatos e bichos de pé nas residências que já estavam como o pátio apto a receber a pulverização. O trabalho de conscientização contou com a participação dos ACEs e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do ESF Nova Nordeste, juntamente com a equipe da Vigilância Ambiental.
Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Halina Borba, a ação foi extremamente positiva em razão dos diversos registros de acúmulo de lixo em alguns pontos do bairro, causando problemas que envolvem a saúde dos moradores. “Vamos estender essas ações para todos os bairros do município. Nossa intenção é auxiliar os moradores com a redução do acúmulo de lixo nos pátios, nos terrenos baldios e em via pública, diminuindo os possíveis focos de proliferação de animais peçonhentos e de mosquitos, tanto o comum quanto o Aedes aegypti, o que é muito comum nesta época do ano devido às altas temperaturas”, destaca Halina. “O trabalho de educação ambiental é fundamental para conscientizar moradores e veranistas de que cada um é responsável pelo seu pátio também é fundamental”, complementa.
O morador do bairro Nova Nordeste que não teve seu pátio desinsetizado na ação de sexta pode contatar o Departamento de Vigilância Ambiental para agendar a aplicação do veneno. O setor está localizado na Avenida Paraguassú, n° 1868, no Centro, e atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8288.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé