A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) encerrou, na terça-feira (10) a programação dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres no município. As ações iniciaram no dia 25 de novembro e contaram com diversas atividades. As últimas ocorreram nas EMEFs Tiradentes e Norberto Martinho Cardoso, com a exibição do filme “No tempo das borboletas”, que conta a história das irmãs Mirabal na República Dominicana nos anos 60, cuja data de suas mortes virou um marco mundial pelo fim da violência contra as mulheres. Além do filme, os alunos foram encorajados a deixarem mensagens de motivação para mulheres vítimas de violência, no formato de borboletas laranjas que é a cor da causa e como engajamento a campanha internacional "Pinte o Mundo de Laranja" da ONU Mulheres no país.
"Durante o período dos 16 Dias de Ativismo, no Prédio Anexo 1 da Prefeitura, tivemos a mostra da exposição "Relatos de Uma Violência" e juntamente ficaram expostas as borboletas laranjas com as mensagens de motivação pelo fim da violência contra as mulheres em nosso município. O principal objetivo da campanha é trabalhar a conscientização nos jovens sobre os temas de violência doméstica, desigualdade de gênero e a desconstrução do machismo na sociedade", destacou a secretária Joseleine Barbosa.
Sobre os 16 Dias de Ativismos Pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Trata-se de uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres.
É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do secretário-geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações. Tem liderança do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé