Conhecimento em busca da justiça – 4 de dezembro, dia do Perito Criminal
Descobrir a dinâmica de um homicídio, coletar e analisar o sangue de um local de crime, determinar o agressor em um caso de violência sexual, apontar a causa de um acidente de trânsito, recuperar informações ocultas de um computador. Estas são algumas das funções do perito criminal.
Profissional especializado do IGP-RS, que responde pelas funções de Polícia Científica no Estado, é elemento fundamental na investigação, sendo o profissional que por meio da observação e da ciência consegue obter informações e dados que, em muitos casos, são peça-chave da investigação. O perito colabora de forma determinante na elucidação dos delitos, apontando fatos e autoria.
Embora carente de valorização pelo nosso Estado, o Perito Criminal gaúcho não esmorece frente às provações da carreira e entrega à sociedade o que há de mais atual nos conhecimentos da criminalística na busca constante pela verdade.
Por conta de tão valorosos profissionais, a partir do ano que vem, o Rio Grande do Sul será sede do primeiro Centro de Referência em Pericias Criminais do Brasil. No local, os Peritos Criminais gaúchos irão realizar exames e treinamentos de peritos de outros estados.
No dia 04 de Dezembro, a Associação dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul e o SindiPeritos saúdam todos profissionais que compõem a categoria.
Parabéns Perito Criminal, pelo teu dia.
ACRIGS- Associação dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul e SindiPeritos - Sindicato dos Peritos Criminais do RS