O mês de novembro marcou o encerramento das atividades do 7° Grupo Antitabagismo da Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Nordeste. Foram quatro encontros desde o mês de outubro reunindo moradores de Imbé em palestras que contaram com a presença de especialistas, como dentista, nutricionista e psicóloga, que abordaram diversos fatores que influenciam o abandono do vício e os passos que sucedem a tomada de decisão. Dos 37 inscritos na última edição, 25 concluíram o programa.
Coordenado pelo Médico da Família da unidade, Orlanilson Irineu, e pela enfermeira Elisandra Valim, responsável pela ESF, o Grupo de Tabagismo é uma das principais iniciativas da Administração Municipal na área da saúde. “Quem deseja parar de fumar encontra nas reuniões apoio e orientações para concluir esse processo. Muitos chegam aqui fumando e saem completamente livres do vício. Fazemos distribuição de cartilhas e medicamentos aos inscritos, o que ajuda a abandonar o cigarro”, revela Elisandra.
Para o Médico da Família da ESF Nova Nordeste a decisão de procurar ajuda é o passo mais difícil. “Depois que a pessoa chega aqui e compartilha experiências com outros que estão na mesma situação tudo fica mais fácil. O vício do tabagismo é altamente prejudicial à saúde e o que fazemos aqui é trabalhar todas as causas e consequências deste malefício na vida de quem fuma e de quem convive com um fumante”, explica Orlanilson.
O Grupo Antitabagismo da ESF Nova Nordeste conta com a colaboração dos agentes de saúde Alexandre Nogueira e Maikelen Matos. Para participar basta procurar a unidade, localizada na Rua Maria Clara Machado, n° 175, no bairro Nova Nordeste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (51) 3683-1563. As inscrições são limitadas.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé