Offline
Centro Integrado de Atenção a Criança e ao Adolescente será criado em Osório
Publicado em 21/10/2019 15:13
Regional

 

O objetivo do centro é destinar um atendimento especializado e multidisciplinar a crianças e jovens que apresentem algum transtorno

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), no gabinete do prefeito Eduardo Abrahão, mais um importante passo foi dado para que a Saúde de Osório atenda, na integralidade, a todos os osorienses. Contando com a presença do secretário de Saúde Emerson Magni, do vice-prefeito Eduardo Renda, do vereador Binho Silveira e de membros do TEA (Transtorno do Espectro Autista) Osório, o prefeito anunciou a criação de um Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes, voltado para aqueles que possuem algum tipo de transtorno. A ideia é que o centro começa a funcionar, ainda, no ano que vem.

O  centro era um sonho, não só do prefeito e do secretário de Saúde, mas principalmente, das famílias de filhos que apresentam algum tipo de transtorno, dentre eles o Autismo. “Precisamos estar próximo de nossa comunidade, como um todo, e um atendimento específico para estes casos é muito importante. A partir do diagnóstico precoce podemos trabalhar, com assertividade, no desenvolvimento destas crianças”, declarou o secretário, ressaltando a importância da visão do prefeito Eduardo Abrahão, que entende que todos os osorienses merecem o melhor atendimento em Saúde.

A ideia da Secretaria de Saúde e do prefeito Eduardo Abrahão, em um primeiro momento é de trabalhar com uma clínica para criança e o adolescente. A estrutura, com uma equipe multidisciplinar, desafogaria o atendimento do CAPS – Casa Aberta e focaria nessa parcela da comunidade, os jovens e crianças de Osório. A partir do anúncio do prefeito, um estudo já começou a ser realizado pela Secretaria de Saúde: “vamos fazer um levantamento de equipe, estrutura e tudo que será necessário para criação do centro e em breve estaremos encaminhando o resultado ao prefeito Eduardo Abrahão”, explicou Magni.

Aprendendo com a experiência

A vontade de auxiliar essas famílias e seus filhos era grande, tanto que no dia 4 de setembro o secretário Emerson Magni e mães do Município estiveram em Canoas,  visitando o Ambulatório de Diagnóstico Precoce e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista, que funciona junto ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ). O objetivo foi o de conhecer o Ambulatório, pioneiro no Estado, e aprender com essa experiência de sucesso.

 

Comentários