O governador Eduardo Leite deu início, na tarde desta terça-feira (20/8), a uma série de agendas que cumprirá nos dois dias de missão oficial em Montevidéu, no Uruguai. Leite foi recebido pelo embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões, e pelo presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), Alberto Diaz, na sede da instituição.
Em seguida, o governador partiu para o primeiro compromisso: uma visita ao porto de Montevidéu. Inaugurado em 1909, é o principal porto comercial do país, operado pela ANP, e uma das principais rotas de mobilização de carga do Mercosul.
O governo do RS vem investindo em modernização e busca alternativas de desenvolvimento. “Queremos viabilizar a utilização da Lagoa dos Patos como forma de transporte hidroviário. Para reduzir os custos logísticos, uma das alternativas é fazer com que Porto Alegre seja inserida na rota marítima, facilitando o transporte de carga oriundo da Serra e da Região Metropolitana”, afirmou o governador. A expectativa é de que essa inserção ocorra em até 90 dias.
Além disso, o governo do RS tem dado espaço à parceria com a iniciativa privada e, por isso, a visita serviu para entender como funciona o modelo de parceria utilizado no porto de Montevidéu. Diaz detalhou como funciona a operação da ANP no controle dos terminais portuários, bem como o processo de concessão, respondendo aos questionamentos da equipe gaúcha.
O porto permite a livre circulação e destinação de bens e também não cobra obrigações aduaneiras, taxas ou impostos pelas mercadorias que entram em território uruguaio. Somente quando as mercadorias são introduzidas no território aduaneiro nacional é que estão sujeitas aos impostos, uma vez que são consideradas importações.
Nos últimos anos, o porto vem passando por melhorias estruturais que se estenderão até 2035, como a construção de novos acessos e terminais.
Implementação de rota internacional
é tema de encontro com empresa ISL
Depois de conhecer o porto de Montevidéu, o governador Eduardo Leite se reuniu com a diretoria da empresa paraguaia ISL (Independencia Shipping Lines), do KMA Group, onde foi recebido pelo gerente comercial, Ignacio Ituburu. Especializada em transporte fluvial, a empresa conta com seis embarcações.
O governador visitou um barco da empresa, do tipo roll-on-roll-off, com capacidade para 10,5 mil toneladas de carga. “Identificamos, nesse tipo de embarcação, uma oportunidade de viabilizar a hidrovia em maiores quantidades de transporte para, com isso, alavancar outros investimentos na própria hidrovia”, argumentou Leite.
O superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, explicou que o RS tem interesse em ampliar o uso das hidrovias gaúchas, facilitando a logística de transporte de cargas. “O Estado precisa buscar alternativas de desenvolvimento, e a redução do custo logístico é uma pauta que o governador tem defendido”, lembrou Estima.
A pauta da reunião foi a implementação de uma rota entre Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande e Porto Alegre. “Em vez aprofundarmos os canais, o ideal é procurarmos as embarcações apropriadas para navegar nas nossas hidrovias”, explicou Estima. A intenção é buscar uma aproximação entre a empresa operadora dos barcos e os empresários gaúchos. Temos uma cultura exclusivamente rodoviária, e precisamos mudar essa mentalidade”, resumiu.
A comitiva oficial é composta pelos secretários Claudio Gastal (Governança e Gestao Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.
Depois de conhecer o funcionamento do porto de Montevidéu e se reunir com a diretoria da empresa ISL, especializada em embarcações, o governador Eduardo Leite deu seguimento à agenda que cumpre na capital uruguaia. No final da tarde desta terça-feira (20/8), o governador foi ao Ministério de Transporte e Obras Públicas, acompanhado da comitiva oficial.
Leite foi recebido pelo encarregado do ministério, o diretor de Planejamento e Logística, Pablo Genta. Entre os assuntos discutidos, o governador e as autoridades uruguaias falaram sobre a hidrovia do Mercosul, um dos mais bem estruturados sistemas hidroviários no país. Via de mão dupla entre Brasil e Uruguai, é um eixo importante para o intercâmbio comercial entre os países.
“Temos bom encaminhamento a partir da disponibilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de investir em dragagem em trechos do canal São Gonçalo e na Lagoa Mirim para garantir a navegabilidade nessa hidrovia. Assim, esperamos que o Ministério de Transporte uruguaio esteja estimulando interessados privados a se instalarem nos rios Cebollatí e Tacuarí, no país vizinho, para viabilizar a operação“, detalhou o governador.
A hidrovia abrange 309 municípios brasileiros, entre os quais Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e cidades da Região Metropolitana, onde é composta por trechos navegáveis da Lagoa Mirim, do rio Jaguarão, do Canal São Gonçalo, da Lagoa dos Patos, do Guaíba, do rio Jacuí, do rio Camaquã, do rio Taquari, do rio dos Sinos, do rio Gravataí e da bacia do rio Uruguai. No lado uruguaio, contempla a Lagoa Mirim e seus afluentes, especialmente os rios Jaguarão, Cebollatí e Tacuarí.
A segunda pauta foi o aeroporto internacional de Rivera, a 10 quilômetros da cidade de Rivera, na fronteira com Santana do Livramento. O aeroporto é público e administrado de forma compartilhada pelos governos brasileiro e uruguaio, sendo, portanto, um aeroporto binacional.
Ponte em Jaguarão
Uma das questões discutidas foi a utilização do aeroporto de Rivera pelas companhias aéreas Gol e TwoFlex, que recentemente confirmaram seis novos voos regionais da capital para o interior gaúcho. Como não há estrutura aeroportuária adequada em Santana do Livramento, uma das cidades contempladas, os aviões precisarão pousar do outro lado da fronteira, em Rivera.
No encontro, o diretor Genta transmitiu ao governador a permissão do ministério para a utilização do aeroporto. As autoridades uruguaias também aproveitaram para pedir a Leite e ao presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, que solicitem, com a Gol e a TwoFlex, um voo entre Rivera e Montevidéu. O governador celebrou a permissão e explicou que, agora, espera que a negociação entre o Uruguai e as companhias aérea leve à redução das tarifas.
Outro tema abordado foi a situação da ponte Mauá e a construção de uma ponte entre Jaguarão, no RS, e Rio Branco, no Uruguai.
A comitiva oficial é composta pelos secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.
Desde o começo da gestão, o governador Eduardo Leite se propôs a construir um governo digital. Um dos objetivos da visita ao Uruguai foi buscar conhecimento com quem é considerado um modelo de referência no assunto.
O penúltimo compromisso desta terça-feira (20/8) da comitiva que está no Uruguai foi uma visita à Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai (Agesic), unidade executora com autonomia técnica sob a presidência uruguaia. O diretor executivo, José Clastornik, fez uma apresentação à comitiva, explicando o processo que levou à revolução digital do país, e os ganhos que essa modernização trouxe.
O Uruguai vem se destacando como referência regional e global no desenvolvimento digital. Foi o primeiro e o único país da América Latina a ser incluído no D9 (Leading Digital Governments), fórum internacional formado por países líderes em práticas digitais que buscam melhorar a vida do cidadão, ao lado de Estônia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia, Canadá, Portugal e México. A Agesic, portanto, foi criada para estar presente nos grupos de trabalho formados durante os encontros da D9.
A agenda era de interesse especial do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que coordena o programa RS Digital, ainda em elaboração. O RS foi o primeiro Estado a aderir à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, o que demonstra a prioridade dada ao tema. Ao longo dos quatro anos de gestão Leite, a expectativa é que governo se torne 100% digital.
Gastal organizará uma imersão de parte da equipe da pasta na Agesic. “O Uruguai buscou as melhores práticas em diversos lugares e montou uma estratégia digital. Queremos aprender com esse processo, e uma das ideias é criar uma identidade digital, um portal único, de modo a facilitar os processos aos quais o cidadão precisa se submeter, minimizando o desconforto”, explicou o secretário.
O último compromisso desta terça é um jantar na residência oficial do embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões. A comitiva é composta pelos secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom