O Brasil é o terceiro maior país em audiência de torneios de e-Sports no mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. Com um público de 17,7 milhões de pessoas, deverá ser ainda um dos países com maior crescimento do setor nos próximos cinco anos.
No mundo, os números são ainda mais impressionantes. Segundo a Newzoo, agência global de marketing especializada na modalidade, o mercado de e-Sports deve crescer quase 15% neste ano, faturar mais de 1 bilhão de dólares e alcançar um público de mais de 450 milhões de pessoas.
É neste cenário otimista para o mercado de jogos eletrônicos que, a partir de agosto deste ano, a cidade de São Paulo contará com o maior complexo de e-Sports e games da América Latina.
Com mais de 3 mil metros quadrados e localizado no bairro da Aclimação, a On e-Stadium atuará no formato 360°, com uma arena, escola, centro de treinamento, salas de mídia, streamings, área dedicada de gaming experience e espaço para eventos.
O complexo ainda terá uma lanchonete temática e loja especializada. Toda essa estrutura tem como objetivo promover o entretenimento digital, proporcionar experiências, aprendizado e geração de negócios em um ambiente totalmente interativo e conectado, engajando pessoas e marcas ao universo “gamer” e atendendo as demandas dos consumidores desse setor.
Comandado por jovens empreendedores, Rafael, 32 anos, Rodrigo, 27 anos e Leonardo, 20 anos, a On e-Stadium tem formato inédito no Brasil, e é inspirado em modelos consagrados dos Estados Unidos, Europa e Ásia.
"Teremos o maior complexo de e-Sports da América Latina, por reunir em um só lugar o que há de mais completo no universo de e-Sports, com centro de treinamento e educação, arena, estúdio, loja especializada, espaço gourmet, áreas para ativação de marcas e salas de gaming experience", disse Rafael.
"Também realizaremos eventos, campeonatos, workshops e palestras, algumas gratuitas, para manter sempre a On e-Stadium, como referência de conteúdo, seja presencial ou via EAD", completou um dos criadores do projeto.
Ainda segundo a Newzoo, o patrocínio é o maior fluxo de receita no setor de e-Sports no mundo, fechando 2018 com investimento superior a 350 milhões de dólares.
Aqui no Brasil o cenário não é diferente e a On e-Stadium já conta com o apoio de importantes marcas, como o digio, cartão de crédito do Banco CBSS, a gigante AOC e também a HyperX, uma das maiores fabricantes de periféricos.
A On e-Stadium deverá sediar importantes campeonatos nacionais e internacionais, treinar e revelar players e ainda ampliar oportunidades de negócios dentro do universo gamer.
No setor de cursos, vale mencionar a parceria com Vicente Martin Mastrocola, mais conhecido como Vince Vader, professor e doutor em game design na ESPM e autor de mais de 40 jogos para smartphone, internet e tabuleiros.
Outra parceria é com o curso de Sistemas de Informação (TECH), também da ESPM, que contará com profissionais de ponta na formação jovens e adultos.
A construção do complexo de e-Sports na capital paulista já está em andamento e para os próximos meses os realizadores prometem muitas ações promocionais em toda a cidade. A previsão de abertura da On e-Stadium é agosto de 2019.
Fonte:IG