Smartphone dobrável
Poderemos estar colocando as mãos em um smartphone dobrável da Samsung muito em breve - a gigante de tecnologia sul-coreana deu ao mundo um vislumbre de um protótipo de trabalho na Samsung Developer Conference em novembro.
De acordo com Justin Denison, vice-presidente sênior de marketing de produtos móveis da Samsung, o protótipo mede 18,5 cm na diagonal. O novo design dará aos usuários a experiência de ter um dispositivo de tamanho de bolso - com uma tela de 4,6 polegadas quando dobrado - que pode ser desdobrado para revelar uma tela maior de 7,4 polegadas, um recurso que a Samsung apelidou de Infinty Flex Display.
Fontes disseram à agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, que a Samsung planeja lançar oficialmente o dispositivo, conhecido como Galaxy F, já que a Samsung ainda não deu nome oficial a ele, em um evento em março. Outras empresas que pretendem lançar um smartphone dobrável incluem a Huawei e a Sony.
Falando de smartphones Galaxy, a Samsung também tem outro lançamento altamente esperado em 2019, que é o top de linha Galaxy S10. Alguns vazamentos sugerem que poderíamos esperar um dispositivo com um maior recurso sem moldura em toda a tela - leaker afirmou que o modelo terá uma tela de 6,7 polegadas - configuração de câmera traseira múltipla e, curiosamente, um design de tela perfurado na frente para a Câmera.
Internet 5G
O alvorecer da conectividade de rede 5G está logo a nossa frente. Essa nova tecnologia promete velocidades e capacidade de transmissão de dados significativamente mais rápidas, menos espera de uma tarefa on-line a ser concluída (também conhecida como latência menor) e pode conectar mais dispositivos e sensores inteligentes simultaneamente, mais do que nunca.
A internet 5G está atualmente em fase final de testes, e pronta para oferecer velocidades de dados de até 50 ou até 100 vezes mais rápido que as atuais redes 4G.
Para testar as velocidades de 5G do mundo real, a Qualcomm realizou uma simulação para aproximar as velocidades reais de 5G em Frankfurt e São Francisco, levando em conta vários fatores como geografia, demandas do usuário na rede e dispositivos com diferentes níveis de LTE e 5G.
Os testes renderam velocidades mais profundas, mas ainda muito melhores - em Frankfurt, a velocidade de navegação subiu de 56Mbps para 4G para 490Mbps na 5G, com velocidades de download de 100Mbps para mais de 90% de usuários comparado a 8Mbps no LTE. Em São Francisco, as velocidades de navegação saltaram de 71Mbps para o usuário 4G para 1,4Gbps para no 5G, enquanto as velocidades de download atingiram 186Mbps em 5G, em comparação com 10Mbps em 4G.
Como o 5G é uma tecnologia totalmente nova, os usuários terão que atualizar para novos smartphones - para esse fim, uma das variantes do próximo Galaxy S10 da Samsung deve ser compatível com 5G.
Além dos serviços móveis e de dados de alta velocidade, os especialistas concordam que o 5G é essencial para a próxima fase do desenvolvimento de tecnologias, como carros autônomos e a melhoria de setores como saúde, realidade virtual e aumentada e muito mais.
Em setembro, a operadora móvel de Portugal Vodafone, demonstrou como é possível uma chamada holográfica em 3D ao vivo com o 5G na Vodafone Future Ready Conference, no Reino Unido. Na demonstração, o jogador de futebol inglês Steph Houghton apareceu como um holograma, para dar a um fã de 11 anos algumas dicas de jogo. Essa troca mostra como a tecnologia poderia mudar a maneira das pessoas se comunicarem entre si, com mais chances de treinamento remoto, e possibilitando interações mais imersivas com personalidades famosas.
Na Malásia, o Ministro de Comunicações e Multimídia, Gobind Singh Deo, anunciou que Putrajaya e Cyberjaya são os campos de testes para testes de 5G em nível nacional. O julgamento de um ano começou em novembro, e as descobertas ajudarão o governo a desenvolver planos e políticas sobre o uso da rede 5G no país.
Games
Em 2019, prepare-se para o possível lançamento de um novo console Nintendo Switch. O WSJ informou que a Nintendo planeja lançar uma nova versão do seu videogame
Uma das maiores novidades em 2018 foi o anúncio da Sony sobre não participará da 2019 E3 Expo, algo inédito em 24 anos. Em vez disso, a empresa compartilhou que será "se envolver com os consumidores e a comunidade de maneiras diferentes", com rumores não confirmados de que a empresa pode realizar seu próprio evento para anunciar detalhes sobre o PlayStation 5.
O PS5 pode incluir upgrades para suportar 60FPS (quadros por segundo) em resolução 4K e será executado em placas gráficas AMD da próxima geração. A Sony também pode anunciar detalhes sobre o PlayStation VR2 - atualizações podem incluir controles melhores, novas câmeras embutidas e luvas para maior experiência de realidade virtual.
Uma empresa que não abre mão da E3 em 2019 é a Microsoft. Há muita especulação de que a empresa usará o evento para anunciar detalhes sobre dois novos consoles Xbox de próxima geração. Os usuários também podem esperar uma versão do Xbox One S baseada em nuvem, apenas para streaming, em 2019, que pode ser anunciada no próximo mês.
A Microsoft também deve revelar mais detalhes sobre o Projeto xCloud, um serviço de streaming no estilo Netflix para jogos do Xbox. Para não ser confundido com o Xbox Game Pass, o Project xCloud - atualmente no modo de teste beta -tornará os jogos do Xbox disponíveis em PCs, smartphones e consoles.
Os jogadores também podem esperar grandes lançamentos de games em 2019 - Como o Kingdom Hearts 3, o The Last Of Us 2 e, com sorte, o Death Stranding, repleto de estrelas de Hideo Kojima .
Para os jogadores de dispositivos móveis, existe a versão 2019 do jogo Harry Potter Wizards Unite AR da Niantic, o mesmo desenvolvedor por trás do Pokémon Go. O jogo permitirá aos usuários encontrar personagens e criaturas dos livros de Harry Potter, lançar feitiços e resolver mistérios.
Realidade Aumentada (AR) em todos os lugares
A tecnologia AR não é exatamente nova em plataformas como Snapchat e Instagram, com seus filtros de selfie, mas poderíamos estar tendo acesso a mais do que apenas máscaras digitais em 2019.
Em maio, o Facebook anunciou uma nova versão de sua ferramenta AR Studio para criadores de conteúdo e desenvolvedores. A ferramenta é feita para projetar animações AR, visuais e interações da câmera com o Facebook. Junto com os recursos existentes, como o AR Target Tracker e arquivos de som gratuitos, o Facebook disse que adicionará outros recursos, como Body Tracking, Hand Tracking e analytics para efeitos de AR. Então você pode esperar mais elementos AR nas fotos ou vídeos que seus amigos compartilham no Facebook.
O AR também poderia fazer parte de mais experiências ao vivo, como shows e eventos esportivos em 2019. O rapper Eminem incorporou o AR em sua apresentação ao vivo no festival de música Coachella, em abril.
O público poderia ver melhorias visuais no AR, adicionadas ao programa, baixando o aplicativo Eminem Augmented.
Em termos de jogos, algo empolgante está se formando na Niantic. A empresa anunciou que está investindo em um display de realidade aumentada holográfica - tecnologia desenvolvida pela empresa de guias de ondas DigiLens, especializada em displays AR de plástico leves. Para os usuários, isso poderia significar que a Niantic está procurando melhorar a interatividade do jogo com um dispositivo AR, como óculos inteligentes.
Fonte:OficinadaNet