A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) conta com a Sala do Empreendedor, um espaço dedicado a orientar e auxiliar Microempreendedores Individuais (MEIs) em todas as etapas da sua formalização e regularização. Uma das novidades do espaço é o suporte para emissão de nota fiscal de serviços para MEIs.
Em parceria com o SEBRAE, a Sala do Empreendedor tem como principal objetivo simplificar a vida dos MEIs, oferecendo atendimento direto, orientação técnica e apoio prático para quem deseja empreender ou já atua como microempreendedor no município.
De acordo com o secretário Leandro Espíndola, a Sala do Empreendedor ajuda os interessados em realizar as etapas para abertura de micro-empresas, baixa de MEI, emissão de guias de pagamentos do documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS), declaração anual do MEI e a emissão de nota fiscal de serviços. Além disso, Espíndola ressalta ainda que os empreendedores também podem obter informações sobre o Imbé Cred, programa municipal de incentivo ao empreendedorismo que oferece acesso facilitado ao crédito, contribuindo para a ampliação, estruturação e fortalecimento dos negócios locais.
“Um dos destaques do nosso atendimento é o suporte completo para a emissão de Nota Fiscal de Serviços, etapa fundamental para que o MEI possa prestar serviços para empresas e órgãos públicos de forma regular. Nossa equipe orienta sobre cadastro, acesso ao sistema e procedimentos necessários, garantindo que o empreendedor esteja apto a emitir suas notas corretamente. A Sala do Empreendedor disponibiliza também apoio especializado para regularizar e impulsionar as atividades dos MEIs do município”, destaca Espíndola.
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Cíntia Da Silva, enfatiza que o local funciona junto à SMDE o, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, proporcionando mais comodidade e centralização dos serviços.
“A iniciativa reforça o compromisso do município com o fortalecimento do empreendedorismo local, promovendo orientação, formalização e crescimento sustentável dos pequenos negócios”, enfatiza Cíntia.
Márcio Sardá/Assessor de Imprensa/Prefeitura de Imbé