Na manhã deste sábado (07), Tramandaí registrou 53,1 mm de chuva em apenas 6 horas, volume muito acima do normal para o período, caracterizando um evento climático atípico.
Como consequência, foram registrados alagamentos e danos pontuais em diferentes regiões da cidade.
Principais ocorrências:
▪️ 3 pontos com danos na via pública na Av. Beira-Mar – Zona Sul
▪️ Danos em 2 passarelas na Beira-Mar – Zona Sul
▪️ Alagamentos em algumas ruas do Centro e da Aldeia da Lagoa – Zona Sul
▪️ Danos em 1 poste e na rede elétrica na Beira-Mar – Zona Sul
Situação das pessoas:
Sem feridos
Sem óbitos
Sem desabrigados ou desalojados
Providências adotadas:
• Equipes da Prefeitura atuam na recuperação das passarelas e da via pública;
• As ruas alagadas já apresentam escoamento da água, sem maiores danos;
• A CEEE Equatorial está no local realizando os reparos necessários para restabelecer a energia elétrica.
Nota técnica:
A prefeitura municipal de Tramandaí informa que devido ao evento climático atípico ocorrido na manhã deste sábado, onde houve uma precipitação de 53,1 milímetros em 6 horas, algumas caixas de drenagem existentes na Av. Beira Mar da Zona Sul entraram em colapso.
Reiteramos que a pavimentação asfáltica executada na Av. Beira Mar não teve influência no ocorrido, visto que, o grande volume de água escoa pelas vias perpendiculares à citada e que o mesmo fato também ocorreu na altura da Av. Manaus, trecho que ainda nao possui o trabalho de pavimentação asfáltica.
Afirmamos que para chuvas normais o sistema de drenagem existente possui capacidade suficiente, o que não foi o caso. No entanto, informamos que a partir desse evento já estão sendo providenciados projetos de ampliação da capacidade do sistema de drenagem, onde as travessias existentes compostas por 2 tubos de 600mm serão substituídos por 2 tubos de 1.000mm, triplicando aproximadamente a capacidade de extravasão do sistema.
